Natan Rodrigues e Gustavo Heide chegam à final da Copa BRB em Brasília
Natan Rodrigues e Gustavo Heide chegam à final da Copa BRB em Brasília 21 Fev 2020

Brasília (DF) – Dois brasileiros estão na final da Copa BRB - Sul-Americano de Tênis 18 anos. Cabeças de chave 1 e 2 e melhores brasileiros do ranking juvenil da ITF, Natan Rodrigues e Gustavo Heide confirmaram o favoritismo e chegaram à decisão do torneio que é um dos mais importantes da América do Sul. Os dois se enfrentam logo após a final feminina, entre a equatoriana Mell Gonzalez e a argentina Solana Sierra, marcada para iniciar às 9h30 deste sábado no Iate Clube de Brasília. As partidas terão transmissão da Bandsports.

O baiano Natan, que é o 11º colocado do ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis, chega à segunda final consecutiva. Na última semana, ele foi à decisão do Banana Bowl em Criciúma (SC). Nesta sexta-feira, na semifinal, ele venceu o paulista Nicolas Zanelatto por 2 sets a 0: 7/6(7) e 6/4.

"Chegar em mais uma final é muito importante para mim. Neste ano comecei muito bem, já com o título na Costa Rica, e estou conseguindo manter o embalo. Venho bem fisicamente, aguentando essa maratona de jogos. Um pouco cansado, é claro, mas essa é a vida de atleta, temos que superar as dificuldades. A final contra o Heide, que é um grande amigo meu, vai ser um grande jogo", afirma Natan.

Tenista de Ribeirão Preto (SP), Gustavo Heide (29º no ranking) também teve uma semana tranquila até chegar à final. Nesta sexta-feira, ele superou o argentino Roman Burruchaga por duplo 6/3. O paulista também vem de bons resultados recentes, já que há duas semanas alcançou a semifinal do Brasil Juniors Cup em Porto Alegre.

"Hoje foi o meu melhor jogo da semana. Fui subindo de nível a cada partida e espero estar bem confiante amanhã para a decisão. Chegar à final é bem importante, já que este é um torneio que vale muito, então estou bem feliz com essa final que praticamente me garante nos Grand Slams ao longo do ano", destaca Heide.

Entre as mulheres, a decisão vai ser com a equatoriana Mell Reasco Gonzalez e a argentina Solana Sierra. Nesta sexta-feira, nas quadras do Iate Clube de Brasília, Mell superou a venezuelana Sofia Dominguez por 6/4 e 6/0. Já Sierra se garantiu na final com o triunfo sobre a uruguaia Guillermina Grant por 6/2 e 6/3.

Nas duplas, a final foi disputada nesta sexta-feira, em dia de rodada dupla. A parceria formada pelas peruanas Dana Guzman e Daianne Hayashida levou a melhor sobre a uruguaia Guillermina Grant e a peruana Camila Soares na decisão, vencida por duplo 6/2. No masculino, Natan Rodrigues e Bruno Oliveira enfrentaram os argentinos Roman Burruchaga e Santiago De La Fuente, que venceram por duplo 6/4 e ficaram com o título.

A Copa BRB é uma das competições mais importantes do calendário infantojuvenil na América do Sul. Devido ao elevado grau de pontuação no ranking mundial, o torneio reúne alguns dos melhores nomes do continente nas disputas. A competição começou com um total de 96 atletas, representando 10 países.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da Peugeot, da W A Sport e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.