Psicóloga dá conselhos para tenistas durante período de isolamento social
Psicóloga dá conselhos para tenistas durante período de isolamento social 15 Abr 2020

Carla Di Pierro palestrou no último Encontro Internacional de Treinamento em Florianópolis

Florianópolis (SC) – Por causa das recomendações para isolamento social, o esporte está com o calendário paralisado no mundo inteiro e isso também afeta os tenistas de todas as categorias, do amador ao profissional. Sem poder praticar a modalidade ou seguir o cronograma de competições que foi planejado, a rotina de todos está diferente. Para ajudar os atletas a lidarem com essa mudança, a CBT buscou com Carla Di Pierro, especialista em psicologia do esporte, algumas dicas que podem ser implementadas no dia a dia. Confira abaixo.

1 - Aceitar sentimentos desconfortáveis
Muitos podem estar sentindo pouca motivação para treinar, ansiedade, medo (de perder rendimento, do que pode vir pela frente). Isso tudo é muito comum diante deste cenário de imprevisibilidade. Se você está sentindo isso, tudo bem. Boa parte das pessoas está se sentindo assim. Essa é a primeira dica: aceitar esses sentimentos desconfortáveis que está sentindo. 

2 - Retomar controle da rotina
Diante de cenário de incontrolabilidade, bem diferente do que atleta está acostumado, tem que retomar um pouco deste controle. Isso pode fazer estruturando rotina na quarentena, estabelecendo hora de dormir e de acordar, mantendo sono regenerador, se alimentando saudavelmente. Estabelecendo hora de fazer preparação física e mantendo também um pouco de lazer. Mantendo um pouco deste controle, dentro da minha casa, eu consigo me manter menos ansioso e com um pouco de sensação de que eu estou prevendo alguma coisa. 

3 - Conexão com as pessoas e hobbies
Vocês dois juntos vão poder montar uma rotina e ele vai poder te acompanhar durante esse período. Além disso, mantenha conexões virtuais com amigos de treino, com familiares que não moram com você. Estabelecer uma rotina de conversa com eles e essa conexão, apesar do isolamento social, vai fazer bem. Além disso, estabelecer alguns hobbies, tentar fazer coisas que nunca teve tempo para fazer, tudo isso pode entrar na rotina e gerar equilíbrio emocional que estamos esperando.

4 - Autoconhecimento
Além de tudo isso, aproveita esse momento para o autoconhecimento, para aprender a lidar melhor com os sentimentos desagradáveis. Isso tudo é treino de resiliência também.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da Peugeot, da W A Sport e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.