Em reunião online, Assembleia Geral aprova contas e orçamento da CBT
Em reunião online, Assembleia Geral aprova contas e orçamento da CBT 24 Abr 2020

Florianópolis (SC) - A Confederação Brasileira de Tênis realizou na tarde de segunda-feira (20 de abril) a Assembleia Geral. A reunião foi feita de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, por causa das restrições de viagens devido ao combate do novo coronavírus. O encontro contou com a participação de presidentes de 23 federações estaduais, todos os membros do conselhos fiscal da entidade, presidente e vice-presidente da comissão de atletas e também com a direção executiva da entidade.

Todos os participantes da reunião tiveram acesso prévio ao relatório anual referente a 2019 da CBT, com as ações realizadas pela entidade nas diferentes áreas: tênis de base, profissional, em cadeira de rodas, beach tennis, além da arbitragem e da capacitação. A Assembleia Geral também analisou a prestação de contas da atividade, que teve parecer favorável do Conselho Fiscal em 13 de março. As contas da entidade foram aprovadas por aclamação, assim como o orçamento para 2020 foi aprovado por unanimidade.

"Vi com muitos bons olhos a realização da Assembleia Geral de forma online pela primeira vez, assim como fez o Comitê Paralímpico Brasileiro. Tivemos a participação massiva, com praticamente 95% dos membros de Assembleia Geral presentes, com todos podendo se ver, se ouvir, participar e opinar. Fico feliz por ver que os atletas estão cada vez mais ativos, comprometidos em contribuir de maneira qualitativa para o tênis brasileiro, assim como os presidentes de federações, que são quem fazem o tênis na ponta e fomentam a capilaridade do tênis nacional. Registro minha gratidão ao Conselho Fiscal, não apenas pela aprovação dos números, mas pelas contribuições que são feitas ao longo de nossa gestão, e estendo o agradecimento ao conselho consultivo, que participa do nosso planejamento e contribui para esse momento positivo do tênis nacional. Agora, vamos aguardar essa situação de exceção passar e, junto a todos os agentes envolvidos no esporte nacional, apresentarmos um plano de calendário e as atividades da CBT", destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.

O grande quórum da Assembleia foi destaque entre os participantes, que enalteceram a iniciativa de se realizar a Assembleia de forma virtual por causa da pandemia e elogiaram o cenário apresentado pela Confederação Brasileira de Tênis na prestação de contas. "Foi muito importante encontrar uma forma para realizar essa Assembleia. A presença massiva mostrou a unidade e o compromisso dos presidentes de federações com a CBT. Entendo que esta gestão da Confederação está numa crescente continua, mostrando resultados e ações dentro e fora da quadra", frisa Eduardo Gordilho, presidente da Federação Bahiana de Tênis. "Foi uma reunião muito importante, pois mostra a transparência da entidade diante das federações e da comissão de atletas. A Assembleia transcorreu com muita serenidade e transparência, uma vez que os documentos foram enviados para prévia avaliação. Parabenizo a CBT e o conselho de direção por mais um ano de trabalho", completa Sílvio Pinheiro de Souza, presidente da Federação Paranaense de Tênis. "A Assembleia é sempre muito importante para que a gente possa saber como está a CBT, apesar de todos sabermos que é uma entidade que não tem problema algum e sempre está regular, com muita transparência. A prestação de contas está muito clara e organizada", enaltece Luiz Fernando Balieiro, presidente da Federação Paulista de Tênis.

A presença das lideranças do tênis nacional também serviu para o debate sobre algumas ações a serem desenvolvidas após a retomada do calendário da modalidade no âmbito internacional e nacional. Ainda à espera das definições da ITF, da ATP e da WTA, assim como de um posicionamento mais concreto dos governos federal, estaduais e municipais, a Confederação Brasileira de Tênis mantém uma agenda de reuniões com os atletas para pensar em alternativas para o esporte.

"Estamos com uma relação bem próxima com a CBT, o que é algo excelente para termos nossos interesses, como atletas, atendidos de pronta entrega. Fiquei muito feliz por poder participar da Assembleia Geral e ver como a CBT trabalha de forma transparente e com os números em dia. Parabenizo a entidade pelo relatório que entregou referente a 2019 e reforço que estarei presente para ajudar sempre que puder", afirma João Menezes, presidente da Comissão de Atletas da CBT. "Foi um grande prazer participar desta reunião com todos, uma ótima experiência e fico com a certeza de que estamos todos juntos", completa Marcelo Demoliner, vice-presidente da comissão.

Após a Assembleia, que teve autorização de um cartório para a realização online em caráter excepcional, foi lavrada a ata, encaminhada para o e-mail de todos os participantes.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da Peugeot, da W A Sport e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.