De virada, Bruno Soares é campeão do US Open
De virada, Bruno Soares é campeão do US Open 06 Set 2012

Pela primeira vez disputando uma final de Grand Slam, o mineiro Bruno Soares não desperdiçou a oportunidade e tratou de conquistar o título de duplas mistas do US Open, ao lado da russa Ekaterina Makarova. Os dois começaram atrás e precisaram virar sobre a tcheca Kveta Pescke e o polonês Marcin Matkowski, com parciais de 6/7 (8-10), 6/1 e 12-10 para levar a taça.

 

Com o título, Bruno se torna assim o quinto braslero a triunfar em um dos quatro Grand Slam, colocando seu nome ao lado de Maria Esther Bueno; em simples e duplas; e Guga Kuerten, em simples; Thomaz Koch, em duplas mistas; e Tiago Fernandes, o mais recente deles, em simples juvenil.

 

A partida começou favorável para a dupla mineiro-russa, que logo no terceiro game anotou quebra no saque de Peschke. Bruno e Makarova foram mantendo bem os serviços até o momento que o brasileiro sacou para fechar, em 5/4, e acabou perdendo o saque com dupla falta. Na sequência, a tcheca retribuiu o favor e também foi quebrada com dupla falta.

 

Novamente sacando para o jogo, desta vez com Makarova, a parceria voltou a falhar e permitiu que a definição do set inicial fosse para o tiebreak. O mineiro e a russa começaram melhor e tiveram duas chances de levar o set, mas não tiveram êxito e quem acabou levando a melhor mesmo foram Peschke e Matkowski.

 

Depois de sacar muito bem por todo o primeiro set, Matkowski não manteve a forma no início da segunda parcial e foi quebrado no segundo game. Em contrapartida, Bruno encontrou o primeiro serviço, que não havia entrado anteriormente. Graças a isso, ele e Makarova foram dominantes e empataram o placar aplicando 6/1 sobre a parceria tcheco-polonesa.

 

O match-tiebreak foi emocionadíssimo, com chances de fechar o jogo para os dois lados. Bruno e Makarova foram melhores no início e abriram confortáveis 8-4, mas não mantiveram o ritmo e permitiram a reação dos adversários, que arrancaram para o primeiro match-point. Matkowski e Peschke ainda tiveram outro ponto para o título, mas a russa salvou em um lance incrível. Pouco depois, ela e o mineiro  tiveram sua primeira oportunidade de fechar e não vacilaram.