Com forte nível técnico, chaves principais do Brasil Juniors Cup começam nesta segunda-feira
Com forte nível técnico, chaves principais do Brasil Juniors Cup começam nesta segunda-feira 21 Fev 2021

Porto Alegre (RS) – As chaves principais do Brasil Juniors Cup terão início nesta segunda-feira (22) em Porto Alegre. Na categoria 18 anos, valendo pontos para o ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF), o torneio promete uma disputa de elevado nível técnico, já que são cinco top-20 mundiais presentes nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil.

Entre os principais tenistas estão os norte-americanos Dali Blanch (#5 do mundo) e Alexander Bernard (#20), o chinês Juncheng Shang (#14) e o brasileiro Pedro Boscardin (#19). O brasileiro naturalizado norte-americano Bruno Kuzuhara (#21) também está confirmado. Depois de vencer o J1 do Paraguai no último sábado, ele irá figurar no top-20 na próxima atualização da lista.

Além de Boscardin, os brasileiros serão representados na competição por João Loureiro, Victor Tosetto e os wild cards João Schiessl, Lorenzo Esquici, Pedro Sasso e Murilo Burckhardt, que foi o campeão do pré-quali.

Na chave feminina são cinco top-30: a russa Diana Shnaider (#14), a francesa Oceane Babel (#20), as norte-americanas Elizabeth Coleman (#24) e Madison Sieg (#26), e a húngara Natalia Szabanin (#25). Quatro brasileiras entraram na chave principal como convidadas: Priscila Janikian, Juliana Munhoz, Camilla Bossi e Marjorie Souza (campeã do pré-quali).

A competição também tem disputas nas categorias 16 e 14 anos na Sogipa, e da categoria 12 anos na Academia Dietze Tennis. Os participantes foram divididos em sedes diferentes para evitar aglomerações e respeitar o limite de pessoas presentes nos clubes.

O torneio segue os protocolos determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, será adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.

Sueco Leo Borg passa pelo qualifying

O sueco Leo Borg, filho do onze vezes campeão de Grand Slams Björn Borg, venceu as duas partidas do qualifying neste domingo para avançar à chave principal. Mais uma vez, ele contou com o apoio do pai e da mãe nas arquibancadas da Associação Leopoldina Juvenil. Primeiro, ele venceu com facilidade o norte-americano Sam Scherer por 6/0 e 6/3. Na decisão do quali, contra Timothy Phung, também dos Estados Unidos, ele precisou de 3 sets para ir adiante, com parciais de 6/1, 2/6 e 10-5.

O Brasil Juniors Cup, sediado na Associação Leopoldina Juvenil e na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e pela Federação Gaúcha de Tênis, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF). Patrocínio de BRB - Banco de Brasília (patrocinador master do tênis do Brasil), Wilson, W A Sport, La Pastina, Cotiza Urbanismo, Master Hotéis, Água da Pedra e Frederes Turismo.

Confira a chave e a programação da categoria 18 anos

Confira a chave e a programação das categorias 14 e 16 anos

Confira a chave e a programação das categorias 12 anos

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.