Semifinal do Brasil Juniors Cup terá duelo entre Pedro Boscardin e Leo Borg
Semifinal do Brasil Juniors Cup terá duelo entre Pedro Boscardin e Leo Borg 26 Fev 2021

Porto Alegre (RS) - A sexta-feira foi positiva para os atletas anfitriões no Brasil Juniors Cup, que é realizada em Porto Alegre (RS) na Associação Leopoldina Juvenil e na Sogipa. Na categoria 18 anos, o catarinense Pedro Boscardin venceu mais uma vez e chegou à semifinal. Ele enfrentou o norte-americano Alexander Bernard e venceu por 6/4 e 6/2. Na semifinal, ele enfrenta o sueco Leo Borg.

Número 9 do ranking mundial juvenil, Boscardin teve uma atuação segura contra Bernard, 17º da classificação. Depois de sair vencendo o set por 3 a 0, ele permitiu a reação do rival, mas confirmou a parcial quebrando o último game. No segundo set, Pedro manteve a confiança para confirmar a vaga na semi.

"Foi bastante difícil de jogar, estava ventando bastante, e ele é um canhoto que joga com bastante efeito, o que dificulta ainda mais para eu fazer o meu jogo. Mas eu consegui aumentar a minha energia e sair com a vitória", destaca Boscardin. "Eu joguei contra o Leo Borg no ano passado, na Costa Rica, onde ganhei a semifinal de um J1. Sei que ele é um tenista que gosta de vir pra frente. Então, é deixar de lado o nome dele, não levar isso pra quadra, e dar o meu melhor", completa.

O adversário de Pedro na semifinal é o filho do 11 vezes campeão de Grand Slams Björn Borg, que está em Porto Alegre apoiando o filho. Nesta sexta-feira, o jovem Borg não foi para quadra já que o seu adversário sofreu uma lesão no tornozelo e se ausentou da partida antes do início. A outra semifinal é entre o chinês Juncheng Shang (5º do mundo) e o norte-americano Bruno Kuzuhara (8º).

Ranking Cosat

Nas categorias 16 e 14 anos, valendo pontos no ranking sul-americano da Cosat, o Brasil também colhe bons resultados. Na 16 anos, a final da chave masculina será entre os brasileiros Matheus de Lima e Paulo Etchecoin. Entre as garotas, duas estrangeiras lutam pelo título: a chilena Martina Pavissich e a peruana Daniela Rubio.

Outro destaque nacional é a jovem Victoria Barros, de apenas 11 anos, que está na final da categoria 14 anos. Ela enfrenta na decisão a argentina Sara Conde. Entre os meninos a decisão será Darwin Blanch, dos Estados Unidos, contra Francisco Castro, do Equador.

Sobre o Brasil Juniors Cup

O Brasil Juniors Cup é um torneio de nível J1 e está entre os mais importantes no cenário internacional, abaixo apenas dos Grand Slams e dos JA. Por isso, a competição atrai os principais atletas do planeta. A categoria 18 anos é disputada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil. As categorias 16, 14 e 12 anos são na Sogipa. Os participantes foram divididos em sedes diferentes para evitar aglomerações e respeitar o limite de pessoas presentes nos clubes.

O torneio segue os protocolos determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, será adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.

O Brasil Juniors Cup, sediado na Associação Leopoldina Juvenil e na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e pela Federação Gaúcha de Tênis, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF). Patrocínio de BRB - Banco de Brasília (patrocinador master do tênis do Brasil), Wilson, W A Sport, La Pastina, Cotiza Urbanismo, Master Hotéis, Água da Pedra e Frederes Turismo.

RESULTADOS DE SEXTA-FEIRA

Ranking ITF

18M - Quartas de final
Leo Borg (SWE) d. Viacheslav Bielinskyi (UKR) por W.O.
Pedro Boscardin (BRA) d. Alexander Bernard por 6/4 e 6/2
Bruno Kuzuhara (USA) d. Alvaro Meza (ECU) por 6/2 e 6/4
Juncheng Shang (CHN) d. Jack Anthrop (USA) por 2/6, 6/3 e 6/4

18F - Quartas de final
Natalia Szabanin (HUN) d. Petra Marcinko (CRO) por 5/2(ret)
Solana Sierra (ARG) d. Madison Sieg (USA) por 4/6, 6/4 e 6/2
Oceane Babel (FRA) d. Amelie Smejkalova (CZE) 6/1 e 6/3
Diana Shnaider (RUS)  d. Radka Zelnickova (SVK) por 7/6 e 6/4

Ranking Cosat

16M - Semifinal
Matheus de Lima (BRA) d. Gustavo Almeida (BRA) por 6/4, 1/6 e 6/4
Paulo Etchecoin (BRA) d. Kaua Cressoni (BRA) por 7/5 e 6/2

16F - Quartas de final
Martina Pavissich (CHI) d. Gabriela Felix (BRA) por 7/6 e 6/2
Daniela Rubio (PER) d. Antonia Ferrarini (BRA) por 6/0 e 6/2

14M  - Semifinal
Darwin Blanch (USA) d. Mario Galarraga (ECU) por 6/2 e 6/1
Francisco Castro (ECU) d. Santiago Lora (BOL) por 7/6 e 6/2

14F - Semifinal
Sara Conde (ARG) d. Valentina Vargas (ECU) por 6/2 e 7/5
Victoria Luiza Barros (BRA) d. Giuliana Ciangherotti (CHI) por 6/4 e 7/5

Ranking CBT

12M - Quartas de final
Felipe Mamede d. Leonardo Santos por 6/2 e 6/4
Rafael Gama d. Henrique Schäfer por 6/2 e 6/4
Frederico Cabral d. Luiz Rossalto por 6/1 e 6/0
Antonio Mentz d. Vinicius Gilioli por 6/0 e 6/4

12M - Semifinal
Felipe Mamede d. Rafael Gama por 6/3 e 6/2
Frederico Cabral d. Antonio Mentz por 6/3 e 6/3

12F - Semifinal
Luiza Pereira d. Lisa Machado por 6/3, 1/6 e 6/4
Ana Cruz d. Carolina Castro por 7/6 e 6/0

Confira a chave e a programação da categoria 18 anos
Confira a chave e a programação das categorias 14 e 16 anos
Confira a chave e a programação das categorias 12 anos

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.