Filho de Björn Borg, Leo Borg é campeão do Brasil Juniors Cup em Porto Alegre
Filho de Björn Borg, Leo Borg é campeão do Brasil Juniors Cup em Porto Alegre 28 Fev 2021

Porto Alegre (RS) - O Brasil Juniors Cup terminou neste domingo em Porto Alegre coroando o sueco Leo Borg e a húngara Natalia Szabanin como os principais campeões. Os dois foram os vencedores da categoria 18 anos do torneio, que é um dos mais importantes no ranking infantojuvenil da Federação Internacional de Tênis. A russa Diana Shnaider e o brasileiro naturalizado norte-americano Bruno Kuzuhara foram os outros finalistas, e também somaram importantes pontos para subir na classificação mundial.

Leo Borg mostrou que o sobrenome não é à toa. Filho de Björn Borg, campeão de 11 Grand Slams, o jovem honrou o apelido que o pai ganhou na carreira: homem de gelo. Depois de sair atrás com a vitória de Bruno Kuzuhara por 6/3 no primeiro set, Borg manteve os nervos no lugar para buscar a reação nos duas parciais seguintes: 6/4 e 6/2. Orgulhoso, Björn Borg comemorou na arquibancada da Associação Leopoldina Juvenil e depois foi convidado para entregar o troféu de campeão.

"É um sentimento indescritível, este é meu primeiro título de um torneio Grade 1 e estou muito feliz. Consegui jogar muito bem durante a semana inteira e certamente ir para o próximo torneio com um título destes me faz chegar ainda mais confiante. Só tenho a agradecer a todos, que foram muito gentis durante toda a semana", comemorou Leo.

"Eu e minha esposa estamos muito felizes por estar no Brasil. Não é minha primeira vez no país e, em todas as vezes que estive aqui, adorei as cidades e as pessoas, que sempre foram muito hospitaleiras. Parabenizo a organização por realizar esse torneio mesmo nos tempos difíceis que atravessamos e com certeza estaremos aqui no ano que vem se formos convidados", acrescentou Björn Borg.

Mais cedo, na chave feminina, a cabeça de chave número 1, a húngara Natalia Szabanin, fez valer o leve favoritismo para ganhar de Diana Shnaider em dois sets, com duplo 6/4. Agora, Natalia, atual 14ª do mundo no ranking da ITF, está na expectativa pela atualização do ranking que deve levá-la para o top 10.

"É muito bom, estou muito feliz por ganhar nesta semana, principalmente porque foi uma semana muito difícil. De três torneios que fiz na América do Sul, eu ganhei dois, então estou muito feliz e muito confiante. Com certeza, jogar aqui é especial para mim", destacou a campeã.

O Brasil Juniors Cup é um torneio de nível J1 e está entre os mais importantes no cenário internacional, abaixo apenas dos Grand Slams e dos JA. Por isso, a competição atraiu os principais atletas do planeta. A categoria 18 anos foi disputada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil. As categorias 16, 14 e 12 anos foram realizadas na Sogipa.

Sobre o Brasil Juniors Cup

O torneio seguiu os protocolos determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, foi adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.

O Brasil Juniors Cup, sediado na Associação Leopoldina Juvenil e na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e pela Federação Gaúcha de Tênis, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF). Patrocínio de BRB - Banco de Brasília (patrocinador master do tênis do Brasil), Wilson, W A Sport, La Pastina, Cotiza Urbanismo, Master Hotéis, Água da Pedra e Frederes Turismo.

DOMINGO
18M - Final
Leo Borg (SWE) d. Bruno Kuzuhara (USA) por 3/6, 6/4 e 6/2
18F - Final
Natalia Szabanin (HUN) d. Diana Shnaider (RUS) por 6/4 e 6/4

SÁBADO
16M - Final
Matheus de Lima (BRA) d. Paulo Etchecoin (BRA) por 6/1 e 6/1
16F - Final
Martina Pavissich (CHI) d. Daniela Rubio (PER) por 6/0 e 6/2
 
14M - Final
Darwin Blanch (USA) d. Francisco Castro (ECU) por 6/1 e 7/6(6)
14F - Final
Sara Conde (ARG) d. Victoria Barros (BRA) por 6/4 e 6/2
 
12M - Final
Felipe Mamede (DF) d. Frederico Cabral (DF) por 6/2, 7/6(2)
12F - Final
Ana Cruz (RS) d. Luiza Pereira (SP) por 6/3 e 6/2

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.