Brasileiros viajam em busca de vagas no Mundial por Equipes de TCR
Brasileiros viajam em busca de vagas no Mundial por Equipes de TCR 23 Abr 2021

Florianópolis (SC) – O tênis em cadeira de rodas brasileiro está na expectativa para retornar às quadras no circuito internacional. Em maio, os atletas do Time Brasil BRB estão com viagem marcada para Portugal, onde participam do Qualifying para o Mundial por Equipes. Eles contam com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis e do Comitê Paralímpico Brasileiro para conquistarem vagas para o evento que acontecerá na Itália em outubro.

O Qualifying será disputado entre 10 e 13 de maio, em Vilamoura, em Portugal. Participam deste evento os atletas brasileiros das categorias Open Feminino e Quad. Eles terão a missão de conquistar resultados que os credenciem para o Mundial na Itália, onde já estarão as categorias Open Masculino e Júnior, que confirmaram a classificação devido aos resultados alcançados. Antes do Qualifying está prevista a disputa do Vilamoura Open, entre 5 e 8 de maio, que servirá como preparação para os tenistas. 

Pelo Brasil, jogam o Qualifying na categoria Feminino Open Merycoll Duval (28ª do ranking ITF), Ana Caldeira (39ª), Luciamaria Oliviera (56ª) e Maria Fernanda Garcia (112ª). No Quad, jogarão Ymanitu Silva (10º do mundo), Augusto Fernandes (31º) e Leandro Pena (427º).

Quem também fará parte da delegação brasileira serão Gustavo Carneiro (37º) e Rafael Medeiros (48º), que disputarão o Vilamoura Open, além de Daniel Rodrigues (11º), que reforçará os treinamentos. O capitão será Raphael Moraes, que terá o apoio dos treinadores Leo Butija e Vinicius Cyrillo, e do fisioterapeuta Roberto Bretas.

Após os dois eventos em Portugal, Daniel Rodrigues, Gustavo Carneiro, Rafael Medeiros, Meirycoll Duval e Ymanitu Silva seguem no exterior para uma série de torneios na Turquia, Israel, Itália, Croácia e França. O objetivo é que possam melhorar o ranking de olhos nos Jogos Paralímpicos.

A participação dos atletas nos eventos dependerá das normas e protocolos em relação à Covid-19, com a exigência de testes negativos de PCR antes de cada viagem, além das determinações das autoridades nacionais sobre a pandemia.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.