Brasileiros aproveitam oportunidade de jogar em casa e são maioria na semifinal do torneio internacional em Rio do Sul (SC)
Brasileiros aproveitam oportunidade de jogar em casa e são maioria na semifinal do torneio internacional em Rio do Sul (SC) 22 Out 2021

Rio do Sul (SC) – Os tenistas brasileiros estão aproveitando a oportunidade de disputar um torneio internacional "em casa" e são a maioria na semifinal do ITF M/W 25 de Rio do Sul (SC), que faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión. No feminino, Laura Pigossi e Carolina Meligeni avançaram às semifinais, assim como Pedro Boscardin, Gustavo Heide e Wilson Leite na chave masculina. As partidas deste sábado têm início às 9h, com transmissão ao vivo pelo SporTV 3.

Nesta sexta-feira, Carolina Meligeni (313ª na WTA) enfrentou a alemã Katharina Gerlach (269ª), cabeça de chave número 3 da competição. A brasileira precisou de dois sets para vencer a adversária por 7/6 (2) e 6/1, em 2h06min de duelo. Ela avançou para enfrentar a principal favorita ao título, a húngara Panna Udvardy (138ª).

No outro lado da chave, a paulista Laura Pigossi - medalhista de bronze em Tóquio-2020 - enfrentou a argentina Maria Carle e venceu com mais facilidade, aplicando 6/1 e 6/3 em 1h29min. Na semifinal ela enfrenta a chilena Daniela Seguel, cabeça de chave número 2 da competição.

"Estou muito feliz por jogar no Brasil. Acabamos viajando bastante nos últimos meses, então ter a oportunidade de jogar em casa um torneio como os outros do circuito é muito bom. Ter a torcida sempre com a gente, os familiares e amigos por perto, isso cria uma atmosfera que nos ajuda muito", frisa Carol Meligeni.

Nova geração do tênis brasileiro se destaca no masculino

Na chave dos homens, a nova geração do tênis brasileiro está em destaque, com o catarinense Pedro Boscardin, de 18 anos, e o paulista Gustavo Heide, de 19 anos, avançando para as semifinais e com chances de conquistarem o principal título profissional de suas carreiras. Além deles, o carioca Wilson Leite, de 29 anos, também está a um degrau da final.

Depois de eliminar o favorito Gilbert Klier Júnior na quinta-feira, nesta sexta Boscardin duelou com o gaúcho Marcelo Zormann e venceu em três sets: 6/3, 5/7 e 6/3, em jogo que durou 2h25min. Na semifinal ele enfrenta o argentino Facundo Juarez, 505º na lista da ATP. A outra semifinal será 100% brasileira, já que Gustavo Heide superou Nicolas Zanellato (6/2, 3/6 e 7/6, em 2h46min) e Wilson Leite superou o uruguaio Ignacio Carou (6/2 e 6/0, em 1h08min).

Para os atletas brasileiros, a oportunidade de disputar um torneio de nível M25 no Brasil tem sido um diferencial. "Jogar fora é outra realidade, é mais caro viajar, mais difícil, e jogar no Brasil é sempre muito bom, estar mais perto da sua cidade, entre outras coisas. Então, neste aspecto, tem sido uma semana muito positiva. Estou muito feliz de chegar na semifinal, encarei uma guerra contra o Nicolas, e tenho a expectativa de que posso fazer mais um grande jogo para chegar à final", destaca Gustavo Heide.

Resultados de sexta-feira
Carolina Meligeni (BRA) d. Katharina Gerlach (GER) por 7/6 6/1
Panna Udvardy (HUN) d. Barbara Gatica (CHI) por 6/0 3/6 6/4
Laura Pigossi (BRA) d. Maria Carle (ARG) por 6/1 6/3
Daniela Seguel (CHI) d. Jazmin Ortenzi (ARG) por 6/3 6/0

Pedro Boscardin (BRA) d. Marcelo Zormann (BRA) por 6/3 5/7 6/3
Facundo Juarez (ARG) d. José Pereira (BRA) por 7/6 6/1
Gustavo Heide (BRA) d. Nicolas Zanellato (BRA) por 6/2 3/6 7/6
Wilson Leite (BRA) d. Ignacio Carou (URU) por 6/2 6/0

Programação de sábado
9h 
Daniela Seguel (CHI) vs. Laura Pigossi (BRA)
Seguido por
Carolina Meligeni (BRA) vs. Panna Udvardy (HUN)
Seguido por
Pedro Boscardin (BRA) vs. Facundo Juarez (ARG)
Seguido por
Gustavo Heide (BRA) vs. Wilson Leite (BRA)

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.