Com 21 Estados na disputa, Copa das Federações de Beach Tennis promete disputa épica pelo título
Com 21 Estados na disputa, Copa das Federações de Beach Tennis promete disputa épica pelo título 27 Out 2021

Florianópolis (SC) – Uma das competições de beach tennis mais emocionantes do Brasil está prestes a começar. Entre 30 de outubro e 2 de novembro, Biguaçu (SC) recebe a Copa das Federações, um torneio por equipes que vai apontar o Estado com os melhores atletas da modalidade no ano de 2021. Essa é a sexta edição do evento, que desta vez será realizado na Arena Maniacs, um dos maiores complexos de quadras de beach tennis do mundo.

A Copa das Federações de Beach Tennis de 2021 terá um recorde de Estados participantes, com a presença de 21 das 26 federações filiadas à Confederação Brasileira de Tênis. Com o esporte crescendo cada vez mais no país, algumas federações farão a sua estreia no evento, casos de Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Mato Grosso e Pará. Ao todo, são 644 atletas.

As disputas são no estilo de grandes competições como a Copa Davis, a Billie Jean King Cup e a Copa do Mundo de Beach Tennis. Em cada confronto, as federações se enfrentam numa melhor de três partidas: a primeira entre as duplas femininas, depois entre as duplas masculinas e o terceiro jogo entre as duplas mistas. Sendo que cada Estado pode se inscrever em até sete categorias: Profissional, Amador A, Amador B, Amador C, Sub-14, +40 e +50.

O título de campeão geral é conquistado pela federação que apresentar melhor desempenho em todas as categorias, somando mais pontos. Até hoje, a Federação Gaúcha de Tênis é a maior vencedora do evento, com três títulos (2016, 2018 e 2019). A Federação Paulista de Tênis foi campeã uma vez, em 2017. Em 2015, ano de estreia do evento, não houve a entrega do prêmio de campeão geral.

Entre os atletas de destaque na competição estarão Samantha Barijan (ex-top 1 do mundo), Flavia Muniz (ex-top 10) e Thales Santos (ex-top 10 e tricampeão mundial com o Time Brasil BRB). Além deles, jovens talentos do beach tennis brasileiro estarão presentes, como Isadora Truz (RS) e Pedro Consiglio (AL), vice-campeões mundiais juvenis neste ano.

A Copa das Federações de Beach Tennis é realizada pela Confederação Brasileira de Tênis, com patrocínio do BRB - Banco de Brasília, patrocinador master do tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas, com apoio da Federação Catarinense de Tênis (FCT).

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.