Aberto da República: sete brasileiros entram em ação nesta terça no ATP Challenger 80
Aberto da República: sete brasileiros entram em ação nesta terça no ATP Challenger 80 22 Nov 2021

Brasília (DF)  - Dia de estreia de sete brasileiros na chave principal do ATP Challenger 80, nesta terça-feira, no Iate Clube de Brasília. A competição faz parte do Aberto da República, a maior competição internacional de tênis no Brasil em 2021, que também conta com um torneio feminino, o ITF W60.

Tenista da casa, Gilbert Klier Júnior abre a programação, às 10h, enfrentando o colombiano Alejandro Gomez, vindo do qualifying. A rodada desta terça também terá um duelo 100% nacional entre os paulistas Felipe Meligeni Alves e Pedro Sakamoto. 

Principal tenista brasileiro na chave, o paranaense Thiago Wild, 132º do mundo e sétimo favorito ao título, inicia sua participação contra o argentino Facundo Diaz Acosta, 347º, em duelo inédito.

“Nos conhecemos do juvenil, já vi uns jogos dele, mas nunca nos enfrentamos. Com certeza será um jogo duro, o piso aqui em Brasília está bem rápido e ele gosta dessas condições. Vou ter que focar em mim, entrar em quadra e fazer o meu melhor. Tentar embalar uma sequência de jogos, focado em uma boa estratégia e seguir firme. Tenho evoluído bastante e agora é a hora de colocar em prática o que venho treinando”, afirmou Wild.

Já o paulista Matheus Pucinelli pode chegar aqui em Brasília ao seu 100º jogo nesta temporada. Ele já fez 97 jogos e encara o argentino Genaro Alberto Olivieri na primeira rodada. 

Convidado da organização, o paulista Gustavo Heide terá pela frente o argentino Hernan Casanova, enquanto José Pereira, que perdeu na última rodada do qualifying, mas entrou na chave depois da desistência de um jogador, desafia o cabeça de chave 4, o argentino Francisco Cerundolo. 

Leite avança às oitavas de final

O carioca Wilson Leite foi o único brasileiro a avançar na chave do ATP Challenger 80 nesta segunda-feira. Contemplado com um wild card (convite), o tenista não desperdiçou a chance e venceu o argentino Andrea Collarini em 2 sets diretos, por duplo 6/4.

“Antes de mais nada, gostaria de agradecer a organização do torneio pela oportunidade. Joguei bem desde o início do jogo. Nunca tinha jogado contra ele, então isso acabou dificultando um pouco, mas aproveitei bem os momentos importantes para sair com a vitória”, comentou Leite, que aguarda seu próximo adversário que sairá do confronto entre o argentino Federico Coria, cabeça 1, e o italiano Luciano Darderi. 

O Aberto da República é apresentado e patrocinado pela Corretora Seguros BRB, com realização e organização da Confederação Brasileira de Tênis. Patrocínio de BRB - Banco de Brasília, La Pastina e W.A Sport. Apoio Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Fderal e Iate Clube de Brasília.

Resultados desta segunda:

Final Qualy 

Alejandro Gomez (COL) d José Pereira (BRA) – 6/2 6/3

Bogdan Bobrov (RUS) d Federico Zeballos (BOL) – 6/3 6/3

Tomas Lipovsek Puches (SLO) d Luca Catelnuovo (SUI) – 5/7 7/6(5) 7/5

Luciano Darderi (ITA) d Rafael Matos (BRA) – 7/6(5) 2/6 6/3

 

1ª Rodada

Jaume Munar (ESP) d. Alejandro Gonzalez (COL) – 6/2 3/6 6/3

Juan Ignacio Londero (ARG) d. Johan Nikles (SUI) – 6/4 6/4

Juan Pablo Ficovich (ARG) d. Orlando Luz (BRA) – 6/4 3/0 ret

Wilson Leite (BRA) d. Andrea Collarini (ARG) – 6/4 6/4

Hugo Dellien (BOL) d. Nicolas Jarry (CHI) – 6/3 3/6 7/5

 

Programação desta terça do ATP Challenger 80

10h

Gilbert Klier Júnior (BRA) vs Alejandro Gomez (COL)

Francisco Cerundolo (ARG) vs José Pereira (BRA)

Federico Coria (ARG) vs Luciano Darderi (ITA)

Seguido por

Tomas Martin Etcheverry (ARG) vs Nicolas Kicker (ARG)

Tomas Lipovsek Puches (SLO) vs Santiago Rodriguez Taverna (ARG)

Não antes das 11h30

Pedro Cachin (ARG) vs Mateus Alves (BRA) – 5/4 (Jogo suspenso pela chuva)

Seguido por

Felipe Meligeni Alves (BRA) x Pedro Sakamoto (BRA)

Genaro Alberto Olivieri (ARG) vs Matheus Pucinelli (BRA)

Bogdan Bobrov (RUS) vs Nicolas Alvarez Varona (ESP)

Seguido por 

Gustavo Heide (BRA) vs Hernan Casanova (ARG)

Não antes das 17h

Thiago Wild (BRA) vs Facundo Diaz Acosta (ARG)