Guga premia os campeões da Copa em Floripa
Guga premia os campeões da Copa em Floripa 22 Out 2012

Depois de colocar em quadra quase 900 tenistas de 18 países, a quarta edição da Semana Guga Kuerten foi encerrada neste domingo com a disputa dos títulos de 12 a 18 anos. Coube ao anfitrião da festa fazer o discurso de encerramento: "Esta foi a nossa melhor edição. Tem gente aqui que vem aqui há quatro anos, outros estão começando agora a participar da Semana. Para nós é muito lindo ver tudo isso, promover essa integração, que sempre foi o objetivo", afirmou o tricampeão de Roland Garros. 

 

"Incrível como essa ideia simples de resgatar a convivência com o tênis juvenil nos trouxe tantas coisas boas, tantos novos amigos. Essa nova geração está fazendo bonito. Sensacional como essa garotada nova vem evoluindo ao longo dos anos. Vocês estão de parabéns", disse Guga, que prometeu, em 2013, promover alguma atividade para os pais dos juvenis.

 

Na categoria 18 anos, o título ficou com o paulista Marcelo Zormann e a portuguesa Ivone Álvaro. Zormann derrotou o gaúcho Orlando Luz, por 6/1 e 6/2, e a europeia levou a melhor sobre a carioca Ingrid Martins, por 6/2 e 6/0. "O placar não mostrou o que foi o jogo. Poderia ser tanto para ele quanto para mim. Esse é um dos melhores torneios que temos no Brasil. Ano passado fui vice nos 16 e dessa vez consegui ser campeão", relembrou Zormann, que mora em São José do Rio Preto. "Essa vitória é fruto de muito trabalho. Trabalhei muito para chegar até aqui e esta é a recompensa", afirmou Ivone, que treina há sete meses na academia Tennis Route, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

 

Nos 16 anos, a paulista Sophia Chow ganhou de virada da carioca Juliana Cardoso, por 3/6, 6/3 e 6/2. No masculino, o baiano José Evaldo Silva Neto venceu o curitibano Gabriel Sidney, por 7/5 e 6/0. Ano passado, o tenista da Bahia conquistara o título nos 14 anos. "A partida foi boa. Comecei cometendo algumas falhas e ele abriu 5/2. Depois coloquei a cabeça no lugar. Estou muito feliz, é o meu maior título, porque esse é o torneio mais legal, mais importante do Brasil". elogiou José Evaldo, primeiro bicampeão da Copa.

 

Sobrinho de Fernando Meligeni, o paulista Felipe Alves derrotou, na decisão dos 14 anos o mineiro João Garreto, por duplo 6/2, e conquistou seu mais importante título: "É a primeira vez que ganho um torneio que conta pontos para o Cosat", comemorou Alves. Já a campeã foi a número 1 do Brasil, a paulistana Thaísa Pedretti, que derrotou Eduarda Ferreira, por 6/2, 0/6 e 6/1. "Ano passado tinha perdido na primeira rodada. Uma experiência muito boa, contra uma menina que joga bem. Foi muito bom ganhar", afirmou  Sophia.

 

A decisão dos 12 anos feminino foi entre as mineiras Marina Figueiredo e Mariane Silva. A primeira levou a melhor por 6/0 e 6/3. O título do masculino ficou com o paulistano Diego Padilha, que venceu o catarinense Henrique Klann, por 7/5 e 7/6. Na categoria 9 anos, os vencedores foram Pedro Boscardin Dias e no feminino, Jade Haller. Já na 10 anos, o campeão foi Roberto Cotrim Neto e Isabela Mercante, no feminino.