Brasileiros marcam presença na Conferência Mundial de Treinadores da ITF
Brasileiros marcam presença na Conferência Mundial de Treinadores da ITF 15 Nov 2023

Florianópolis (SC) – Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro aconteceu a 23ª edição da Conferência Mundial de Treinadores da ITF em Bogotá (Colômbia). Chegando pela segunda vez na América do Sul, o evento teve a presença de mais de 600 treinadores, sendo cerca de 40 deles brasileiros. O encontro foi organizado pela ITF em conjunto com a Federação Colombiana de Tênis e a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT).

Durante os três dias, os treinadores e especialistas em formação de treinadores, desempenho esportivo e ciências do esporte de diferentes partes do mundo participaram de palestras, workshops e sessões práticas em quadra durante os três dias de evento. Os participantes estiveram imersos em um ambiente de aprendizagem que desafiou e expandiu seus conhecimentos e perspectivas sobre o tênis.

Referência no continente, os brasileiros também realizaram apresentações para todos os participantes, como Beatriz Cecato (“The influence of digital media on and off the court”), além de Roberta Burzagli e Marcos Daniel (“Differences between women’s and men’s tennis”).

Além dos treinadores, a conferência ainda teve a participação do presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), que elogiou o sistema de capacitação da CBT, permitindo um crescimento profissional dos treinadores brasileiros há cerca de 20 anos.

O tema central deste ano foi o “Coaching (ensino) Centrado no Jogador”. O objetivo foi apresentar uma abordagem em que treinadores, pais, staffs e todos os demais atores envolvidos no processo de desenvolvimento dos tenistas, direcionem seus esforços para proporcionar ao atleta oportunidades que o levem a desenvolver o seu potencial esportivo ao máximo, em diferentes fases da carreira. 

Durante o evento os profissionais representantes do nosso país tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos, compartilhar suas experiências sobre o trabalho realizado com tenistas brasileiros e ainda, de ampliar o networking com treinadores(as) de diferentes países.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).