Heide e Alves estreiam com vitória no Aberto da República em Brasília
Heide e Alves estreiam com vitória no Aberto da República em Brasília 22 Nov 2023

Brasília (DF) – Mais dois brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final do Aberto da República – ATP Challenger 100. Os paulistas Gustavo Heide (248º do ranking da ATP) e Mateus Alves (#442) estrearam com vitória na chave principal, nesta quarta-feira (22), na Arena BRB, e se juntam a Gilbert Klier e João Fonseca na próxima fase do torneio.

Heide abriu a programação da quadra central. Depois do nervosismo inicial da estreia, o paulista impôs o seu ritmo e eliminou o cabeça de chave 2 do torneio, o chileno Tomas Barrios Vera (#104), por 7/6 6/4. 

“As condições aqui estão bem rápidas, acho que o meu saque (ele anotou 10 aces) foi o ponto forte. Primeira rodada sempre tem aquele nervosismo, ainda mais contra o Tomas que é um grande jogador, cabeça 2 do torneio, então eu já sabia que seria um jogo muito duro. Entrei muito empenhado para fazer o que combinei com os meus treinadores e ganhar o jogo”, afirmou Heide, que enfrenta na próxima rodada o argentino Juan Pablo Ficovich (#282).

Já Alves venceu o também paulista Fernando Romboli (#108 nas duplas), por 7/5 6/3. A vitória foi uma revanche, já que os dois haviam se enfrentado na última rodada do qualifying, com vitória do duplista. Alves entrou na chave como lucky loser, após desistência do cearense Thiago Monteiro, devido a uma lesão na mão.

“No quali, o nosso jogo foi muito parelho. Então, eu já sabia como jogar contra ele, o que fazer de diferente para tentar deixar o jogo mais difícil.  Consegui devolver bem nos momentos importantes, jogar melhor com o meu saque, e acho que esses fatores me ajudaram bastante”, disse Alves, que nas oitavas desafia o chileno Alejandro Tabilo (#106).

O pernambucano João Lucas Reis, que buscava as quartas de final, e o paulista Pedro Sakamoto, que estreou na chave, perderam seus jogos e estão fora do torneio.

A chuva mais uma vez atrapalhou a programação e os jogos de duplas e as oitavas de final entre o carioca João Fonseca e o argentino Roman Burruchaga foram adiadas.

O Aberto da República – ATP Challenger 100 distribuirá uma premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos para o campeão do torneio. 

Resultados desta terça-feira (22)

Gustavo Heide (BRA) d. [2] Tomas Barrios Vera (CHI) – 7/6 6/4

Juan Ficovich (ARG) d. [Q] Pedro Sakamoto (BRA) – 6/1 6/2

[1] Cristian Garin (CHI) d. João Reis Da Silva (BRA) – 7/5 6/4

[Q] Alejandro Tabilo (CHI) d. [Q] Ignacio Buse (PER) – 6/4 7/6

[LL] Mateus Alves (BRA) d. [Q] Fernando Romboli (BRA) – 7/5 6/3

Tristan Boyer (USA) d. Renzo Olivo (ARG) – 6/1 6/4

Santiago Rodriguez Taverna (ARG) d. [7] Nicolas Moreno De Alboran (USA) – 3/6 6/4 7/6

Programação desta quinta-feira (23)

Quadra central

10h

Juan Ficovich (ARG) vs Gustavo Heide (BRA)

A seguir

 [WC] João Fonseca (BRA) vs Roman Burruchaga (ARG)

[1] M. Demoliner (BRA) / R. Matos (BRA) vs [WC] G. Heide (BRA) / G. Klier Junior (BRA) 

[1] M. Demoliner (BRA) / R. Matos (BRA) or [WC] G. Heide (BRA) / G. Klier Junior (BRA) vs F. Romboli (BRA) / M. Zormann (BRA) or N. Moreno De Alboran (USA) / M. Pucinelli De Almeida (BRA)

Quadra 2

10h

[5] Thiago Tirante (ARG) vs [WC] Gilbert Klier Junior (BRA)

A seguir

[LL] Mateus Alves (BRA) vs [Q] Alejandro Tabilo (CHI)

Valentin Vacherot (MON) vs Bernard Tomic (AUS)

I. Carou (URU) / T. Tirante (ARG) or F. Gomez (ARG) / L. Martinez (VEN) vs L. Margaroli (SUI) / S. Rodriguez Taverna (ARG) or [2] N. Barrientos (COL) / A. Goransson (SWE)

Quadra 3

10h

L. Margaroli (SUI) / S. Rodriguez Taverna (ARG) vs [2] N. Barrientos (COL) / A. Goransson (SWE) 00

[3] G. Andreozzi (ARG) / G. Duran (ARG) vs J. Reis Da Silva (BRA) / E. Ribeiro (BRA) 54

I. Carou (URU) / T. Tirante (ARG) vs F. Gomez (ARG) / L. Martinez (VEN) 34

[3] G. Andreozzi (ARG) / G. Duran (ARG) or J. Reis Da Silva (BRA) / E. Ribeiro (BRA) vs [WC] M. Alves (BRA) / G. Decamps (BRA)

Quadra 4

10h

F. Romboli (BRA) / M. Zormann (BRA) vs N. Moreno De Alboran (USA) / M. Pucinelli De Almeida (BRA)

O. Luz (BRA) / M. Reyes-Varela (MEX) vs [4] B. Arias (BOL) / F. Zeballos (BOL)

O Aberto da República é apresentado pelo Banco BRB, com realização do Instituto Brasil Respeito Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).