Demoliner e Matos estão na final de duplas do Aberto da República em Brasília
Demoliner e Matos estão na final de duplas do Aberto da República em Brasília 24 Nov 2023

Brasília (DF) – Os gaúchos Marcelo Demoliner e Rafael Matos estão na final de duplas do Aberto da República – ATP Challenger 100. Cabeças de chave 1, eles decidem o título do torneio, neste sábado (25), às 10h, na Arena BRB, em Brasília, diante do colombiano Nicolas Barrientos e do sueco Andre Goransson, cabeças 2.

Em uma semifinal 100% de brasileiros em quadra, prevaleceu a experiência de Demoliner (#76) e Matos (#59), que venceram os paulistas Mateus Alves (#293) e Gabriel Decamps (#806), por duplo 6/4, em 1h20 de partida.

“Eles começaram bem e saíram com uma quebra na frente. Conseguimos dar a volta por cima no próximo game, subimos o nível e a intensidade, e nos mantivemos assim até o final”, contou Matos. “Jogamos bem melhor do que ontem, nos entrosamos um pouquinho mais, estamos mais firmes com as condições daqui de Brasília e confiantes para a final”, completou Demoliner.

Os gaúchos buscam o primeiro título juntos. “Vamos em busca do nosso primeiro título. O Barrientos e Goransson jogam juntos há um certo tempo, são entrosados, mas a gente vem melhorando a cada jogo, a cada dia e vamos pra cima deles amanhã”, afirmou Demoliner, que recentemente foi campeão pan-americano.

Argentinos dominam as semifinais – A Argentina já tem pelo menos um tenista garantido na final da chave de simples do Aberto da República. Nesta sexta-feira, três argentinos avançaram às semifinais: Santiago Rodriguez Taverna, Roman Burruchaga e Juan Pablo Ficovich.  Em busca da final, neste sábado, Taverna enfrenta Burruchaga, enquanto Ficovich encara o chileno Alejandro Tabilo, saído do qualifying.

O Aberto da República – ATP Challenger 100 distribuirá uma premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos para o campeão do torneio. 

Resultados desta sexta-feira (24)

Simples

Santiago Rodriguez Taverna (ARG) d. [1] Cristian Garin (CHI) – 6/4 7/5

Roman Burruchaga (ARG) d. Tristan Boyer (USA) – 7/6 6/1

[Q] Alejandro Tabilo (CHI) d. Bernard Tomic (AUS) – 6/4 6/7 7/6

Juan Ficovich (ARG) d. [5] Thiago Tirante (ARG) – 4/6 6/3 7/6

Duplas

[1] Marcelo Demoliner (BRA) / Rafael Matos (BRA) d. [WC] Mateus Alves (BRA) / Gabriel Decamps (BRA) – 6/4 6/4

[2] Nicolas Barrientos (COL) / Andre Goransson (SWE) d. [4] Boris Arias (BOL) / Federico Zeballos (BOL) – 6/1 6/4

Programação deste sábado (25)

Quadra central

10h

Final de duplas - Marcelo Demoliner (BRA)/Rafael MATOS (BRA) [1] vs

Nicolas Barrientos (COL)/Andre Goransson (SWE) [2]

Não antes das 11h30

Santiago Rodriguez Taverna (ARG) vs Roman Andres Burruchaga (ARG)

A seguir

[Q] Alejandro Tabilo (CHI) vs Juan Pablo Ficovich (ARG)

O Aberto da República é apresentado pelo Banco BRB, com realização do Instituto Brasil Respeito Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).