Matos e Demoliner são vice-campeões de duplas do Aberto da República em Brasília
Matos e Demoliner são vice-campeões de duplas do Aberto da República em Brasília 25 Nov 2023

Brasília (DF) – Principais favoritos ao título, os gaúchos Rafael Matos (#59) Marcelo Demoliner (#76) foram vice-campeões de duplas do Aberto da República – ATP Challenger 100. Na decisão, neste sábado (25), eles foram superados pela parceria formada pelo colombiano Nicolas Barrientos (#71) e pelo sueco Andre Goransson (#73), cabeças de chave 2, por 7/6 4/6 11-9, após 1h56 de partida.

O jogo entre as duas melhores duplas do torneio foi equilibrado do início ao fim. “Já sabíamos que seria um jogo duro e foi o que aconteceu. Foi disputado ponto a ponto até o final. Estou feliz com esse nosso primeiro título juntos”, analisou Barrientos. “Não me incomodei com a torcida contra, gosto desse clima e foi muito especial jogar aqui em Brasília e ganhar esse título”, completou Goransson.

Matos e Demoliner estiveram a um ponto do primeiro título juntos. “Foi decidido bem no detalhe, 11-9, tivemos match-point, oito break points, fizemos mais pontos que eles, mas jogo de duplas é assim, às vezes acontece. Mesmo com a derrota foi uma semana positiva, a gente vem se entrosando cada vez mais e fico feliz com isso”, afirmou Matos. 

“É sempre um prazer jogar com o Rafa. Foi frustrante ter acabado o último ponto com uma dupla-falta, mas às vezes a dupla é injusta. É uma derrota mais doída. Vai ser difícil digerir hoje, amanhã vamos começar a esquecer e aprender com os erros”, finalizou Demoliner. 

Pela conquista, a dupla campeã ganhou uma premiação de US$ 7,750 e 100 pontos no ranking da ATP. Já os vice-campeões levaram US$ 4,400 e 60 pontos.

Burruchaga e Tabilo na final de simples – A final da chave de simples do Aberto da República acontece neste domingo (26), a partir das 10h, na Arena BRB, com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelo Sportv 3. A decisão será entre o argentino Roman Burruchaga (#211) e o chileno Alejandro Tabilo (#106). No retrospecto entre os dois, o chileno tem a vantagem de duas vitórias.

Resultados deste sábado (25)

Final de duplas

Nicolas Barrientos (COL)/Andre Goransson (SWE) d. [2] Marcelo Demoliner (BRA)/Rafael Matos (BRA) [1] – 7/6 4/6 11-9

Semifinais de simples

Roman Andres Burruchaga (ARG) d. Santiago Rodriguez Taverna (ARG) – 6/4 6/3 

[Q] Alejandro Tabilo (CHI) d. Juan Pablo Ficovich (ARG) – 6/4 3/6 6/2

Programação deste domingo (26)

10h (transmissão ao vivo pelo Sportv 3)

Roman Andres Burruchaga (ARG) vs [Q] Alejandro Tabilo (CHI) 

O Aberto da República é apresentado pelo Banco BRB, com realização do Instituto Brasil Respeito Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).