Alejandro Tabilo é campeão do Aberto da República em Brasília
Alejandro Tabilo é campeão do Aberto da República em Brasília 26 Nov 2023

Brasília (DF) – O chileno Alejandro Tabilo (106º no ranking da ATP) conquistou, neste domingo (26), o título do Aberto da República – ATP Challenger 100, ao vencer na final o argentino Roman Burruchaga (#211), por 6/3 7/6, em 1h43 de partida, na Arena BRB, em Brasília.

Foi a maior conquista de Tabilo na carreira, que já conta com outros quatro títulos de Challenger, só que de menor pontuação. O chileno destaca a semana de superação em Brasília. “Não me inscrevi na chave e tive que jogar o qualifying. Foi uma semana incrível, em que tudo deu certo, foi uma ótima final contra o Roman e estou feliz de encerrar o ano com essa conquista”, afirmou.

Com o título, Tabilo somou 100 pontos e deve subir 20 posições no ranking desta segunda-feira (27), saltando da 106ª posição para a 86ª, além dos US$ 17,650 em premiação. Pelo vice-campeonato, Burruchaga levou US$ 10,380 e 60 pontos, passando da 211ª colocação para 174ª.

Resultados finais do Aberto da República:

Simples

[Q] Alejandro Tabilo (CHI) d. Roman Andres Burruchaga (ARG) – 6/3 7/6

Duplas

Nicolas Barrientos (COL)/Andre Goransson (SWE) d. [2] Marcelo Demoliner (BRA)/Rafael Matos (BRA) [1] – 7/6 4/6 11-9 

O Aberto da República é apresentado pelo Banco BRB, com realização do Instituto Brasil Respeito Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).