Juvenis do Time Brasil BRB disputam bronze da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas neste domingo
Juvenis do Time Brasil BRB disputam bronze da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas neste domingo 11 Mai 2024

Antália (Turquia) – Neste domingo (12), o Time Brasil BRB busca uma medalha de bronze na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas. Pela categoria Júnior, os tenistas enfrentam a Austrália, em Antália, na Turquia, a partir das 5h (horário de Brasília). No Masculino Open, os brasileiros enfrentam o Chile na disputa pelo 5o lugar.

No sábado (11), pelas semifinais dos juvenis, os atletas foram superados pelos Estados Unidos, por 2 a 1. Na categoria Quad, os brasileiros perderam para os australianos e terminam a competição em quarto lugar. No Feminino Open, as tenistas encerram a competição na 10a colocação após derrota para o Japão, por 2 a 1.

Iniciando os confrontos dos jovens tenistas, Vitória Miranda cedeu vantagem para os adversários ao perder para Tomas Majetic, por duplo 6/3. Luiz Calixto também foi derrotado por Charlie Cooper, por 6/2 6/0. Nas duplas, os brasileiros diminuíram a vantagem com Calixto e Miranda, que venceram Sabina Czaus e Maximus Wong, por 6/4 36 10-6.

Na disputa da categoria Quad, Leandro Pena colocou o Time Brasil BRB à frente ao bater Finn Broadbent, por duplo 6/3. Heath Davidson buscou o empate para os australianos ao vencer Ymanitu Silva, por 6/3 6/1. Nas duplas, Silva e Pena fizeram uma partida equilibrada contra Broadbent e Davidson, mas foram superados por 6/3 4/6 10-4.

No Feminino Open, Jade Lanai fez um jogo duro contra Chiyo Sasaki, mas acabou derrotada, por 7/6 6/3, em 1h58 de partida. Na sequência, Meirycoll Duval sofreu revés para Saki Takamuro, por 6/1 6/0.

Pelo sistema de disputa, a Copa do Mundo é jogada com confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Esta é a sétima vez consecutiva que o Time Brasil BRB conta com atletas em todas as categorias do Mundial. As equipes do Masculina, Feminina e Quad já estavam previamente classificadas para o torneio. A equipe Júnior disputa a competição por meio de um wild card (convite).

Confira os resultados deste sábado:

Quad
Time Brasil BRB 1 x 2 Austrália
Leandro Pena (BRA) d. Finn Broadbent (AUS) - 6/3 6/3
Heath Davidson (AUS) d. Ymanitu Silva (BRA) - 6/3 6/1
Finn Broadbent (AUS)/Heath Davidson (AUS) d. Ymanitu Silva (BRA)/Leandro Pena (BRA) - 6/3 4/6 10-4

Júnior
Time Brasil BRB 1 x 2 Estados Unidos
Tomas Majetic (USA) d. Vitória Miranda (BRA) - 6/3 6/3
Charlie Cooper (USA) d. Luiz Calixto (BRA) - 6/2 6/0
Luiz Calixto (BRA)/Vitória Miranda (BRA) d. Sabina Czaus (USA)/Maximus Wong (USA) - 6/4 3/6 10-6

Feminino Open
Time Brasil BRB 0 x 2 Japão
Chiyo Sasaki (JPN) d. Jade Lanai (BRA) - 7/6 6/3
Saki Takamuro (JPN) d. Meirycoll Duval (BRA) - 6/1 6/0

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).