Time Brasil BRB é superado nas categorias Júnior e Masculino Open, mas garante classificação para o Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas de 2025
Time Brasil BRB é superado nas categorias Júnior e Masculino Open, mas garante classificação para o Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas de 2025 12 Mai 2024

Antália (Turquia) – Neste domingo (12), o Time Brasil BRB encerrou sua participação na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, em Antália, na Turquia. Os atletas juvenis perderam para o Japão, por 2 a 1, enquanto os tenistas do Masculino Open foram superados pelo Chile, por 2 a 1. Mesmo com o revés, as equipes garantiram vaga para edição do ano que vem, já que terminaram a competição na quarta e na sexta colocação, respectivamente.

Ainda no sábado (11), os brasileiros também confirmaram presença no Mundial do ano que vem na categoria Quad, por terminar em quarto lugar. No Feminino Open, as jogadoras fecharam na 10a posição e disputam o qualifying do torneio.

Buscando a medalha de bronze entre os juvenis, Vitória Miranda colocou o Brasil na frente ao vencer Rio Okana, por duplo 6/2. Os japoneses buscaram o empate com vitória de Ryuhei Tachibana sobre Luiz Calixto, por 6/1 6/4. Nas duplas, Tachibana  e Yuma Takamuro viraram o confronto ao derrotarem Miranda e Calixto, por 6/3 6/1.

No Masculino Open, Gustavo Carneiro teve duelo duro contra Jaime Sepulveda e foi superado em três sets, por 4/6 7/6 10-7. Daniel Rodrigues colocou a equipe de volta no confronto ao vencer Brayan Tapia, por 6/4 7/6. Nas duplas, os chilenos Sepulveda  e Tapia recuperaram a vantagem e bateram Rodrigues e Bruno Makey, por 6/4 6/1.

Pelo sistema de disputa, a Copa do Mundo é jogada com confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Esta é foi a sétima vez consecutiva que o Time Brasil BRB conta com atletas em todas as categorias do Mundial. As equipes do Masculina, Feminina e Quad já estavam previamente classificadas para o torneio. A equipe Júnior disputou a competição por meio de um wild card (convite).

Confira os resultados deste domingo:

Júnior - disputa pelo bronze
Time Brasil BRB 1 x 2 Japão
Vitória Miranda (BRA) d. Rio Okana (JPN) - 6/2 6/2
Ryuhei Tachibana (JPN) d. Luiz Calixto (BRA) - 6/1 6/4
Yuma Takamuro (JPN)/Ryuhei Tachibana (JPN) d. Luiz Calixto (BRA)/Vitória Miranda (BRA) - 6/3 6/1

Masculino Open - disputa pelo quinto lugar
Time Brasil BRB 1 x 2 Chile
Jaime Sepulveda (CHI) d. Gustavo Carneiro (BRA) - 4/6 7/6 10-7
Daniel Rodrigues (BRA) d. Brayan Tapia (CHI) - 6/4 7/6
Brayan Tapia (CHI)/Jaime Sepulveda (CHI) d. Bruno Makey (BRA)/Daniel Rodrigues (BRA) - 6/4 6/1

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).