Guga é homenageado no programa ATP Heritage
Guga é homenageado no programa ATP Heritage 30 Jul 2013

São Paulo/SP, 30 de julho de 2013 – Maior ídolo da história do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten foi homenageado nesta segunda-feira no Prédio Histórico dos Correios, em São Paulo, pela ATP (Association of Tennis Professionals), que está lançando neste ano o programa ATP Heritage, que comemora os 40 anos do ranking profissional masculino e evidencia os 16 tenistas que terminaram uma temporada como número 1 do mundo.

 

Campeão da temporada em 2000, quando fechou o ano conquistando o título da Masters Cup em Lisboa, Portugal, Guga foi anunciado como um dos tenistas que serão homenageados em uma cerimônia da ATP que também contará com o romeno Ilie Nastase, o norte-americano Jimmy Connors, o sueco Bjorn Borg, o norte-americano John McEnroe, o tcheco Ivan Lendl, o sueco Mats Wilander, o sueco Stefan Edberg, o norte-americano Jim Courier, o norte-americano Pete Sampras, o norte-americano Andre Agasssi, o australiano Lleyton Hewitt, o norte-americano Andy Roddick, o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic, os outros 15 tenistas que fecharam uma temporada como número 1.

 

“O programa está sendo feito para reconhecer, promover e homenagear todos esses jogadores que criaram a história do tênis nos últimos 40 anos”, explicou André Silva, da ATP, sobre o ATP Heritage, que terá um evento realizado em Nova York para homenagear a todos os campeões de temporadas e também terá a participação de outros atletas que foram número 1 do mundo mesmo que por apenas uma semana.

 

“É um grande prazer anunciar o nome do Guga como o único sul-americano a figurar entre as grandes lendas do tênis”, afirmou Andre Silva.

 

Guga lembrou que alguns dos tenistas que também estão na lista de homenageados foram seus ídolos de infância. 

 

“O ano de 2000, essas cenas que eu lembro, o momento mais grandioso da minha carreira. ganhei do Sampras e do Agassi, dois dias seguidos. O Agassi era o número 1 daquele ano e na primeira vez que fui para os EUA, com 13 anos, o que eu mais queria era sair correndo para comprar uma camiseta e um short dele, do McEnroe com 6 anos eu tinha um pôster do lado da minha cama e o Borg na do meu irmão. Eu sou um peixe fora d'água ali naquela turma, mas como eu gosto de areia, que é praia, me sinto a vontade”, afirmou Gustavo Kuerten.

 

“Vou bater uma foto com aqueles caras todos, essa oportunidade eu não posso perder. Só não posso esquecer a câmera”, completou o ídolo brasileiro.

 

Ao final do evento, Guga recebeu um quadro como homenagem da ATP e também ganhou um selo especial de Eugênio Valentim da Silva, diretor adjunto dos Correios, patrocinador oficial do tênis brasileiro e também de Gustavo Kuerten.

 

Também estiveram presentes na entrevista coletiva os ex-tenistas brasileiros Thomaz Koch, Carlos Kirmayr, Fernando Meligeni e Fabio Silberberg, que posaram para foto com Guga.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios. O co-patrocínio é da Peugeot - montadora oficial da CBT, Asics - marca esportiva oficial do tênis no Brasil, e Tretorn - a bola oficial do tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Mais informações sobre a CBT em nossas mídias oficiais Twitter.com/cbtenisFacebook.com/cbtoficialFlickr.com/photos/cbtenis.