Brasil tem nove tenistas top 100 no ranking mundial ITF
Brasil tem nove tenistas top 100 no ranking mundial ITF 28 Out 2013

Após quatro torneios realizados no Brasil na Gira Cosat/ITF, o tênis brasileiro deu um grande salto no ranking juvenil ITF para chegar ao total de nove atletas no top 100, sendo seis no masculino e três no feminino.

 

O paulista Marcelo Zormann, o gaúcho Rafael Matos, o mineiro João Menezes, o gaúcho Gabriel Hocevar, o catarinense João Walendowsky e o gaúcho Orlando Luz, fazem parte da lista dos cem melhores tenistas juvenis no ranking mundial masculino da ITF. Todos eles já somaram seus primeiros pontos profissionais no ranking ATP e o único que completa 19 anos em 2014 e deixa o juvenil é Walendowsky.

 

No feminino, as paulistas Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni Alves e Letícia Vidal também fazem parte do top 100 na ITF. Com três conquistas consecutivas, Vidal também vem embalada por ter feito parte do Time Correios Brasil que ficou em quinto lugar na Fed Cup Junior em setembro, o campeonato mundial da categoria 16 anos. 

 

As três tenistas seguem com idade para o ranking juvenil na próxima temporada e podem disputar torneios de Grand Slam Junior. Como profissional elas também já deram bons passos, sendo que Beatriz Haddad Maia já é a terceira melhor do Brasil no ranking da WTA, enquanto Carolina Meligeni Alves e Letícia Vidal somaram pontos importantes nas duplas com a conquista do primeiro título profissional em Curitiba este ano.

 

Os torneios internacionais Arthrom Tennis Cup, em Londrina/PR, Copa Santa Catarina, em Itajaí/SC, Copa Guga Kuerten, em Florianópolis/SC, e Bahia Juniors Cup, em Salvador/BA foram importantes para os brasileiros somarem pontos no ranking, sendo que os maiores destaques jogaram na última semana no Uruguai devido à pontuação.

 

Outra tenista que subiu bastante na classificação da ITF foi Thaisa Pedretti, de apenas 14 anos, que já é a número 11 do Brasil no ranking internacional juvenil, com a 646ª posição. No masculino, atletas como Igor Marcondes, Evaldo Neto e Fernando Yamacita também se destacam tendo uma boa colocação aos 16 anos.

 

Na soma de tenistas top 100 dos rankings masculino e feminino, o Brasil só fica atrás de Estados Unidos, Rússia, Japão e Austrália, com o total de nove atletas, mesmo número da França. Este número supera o de países como Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Argentina, Suíça, Sérvia, Espanha e Chile.

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, Peugeot - montadora oficial da CBT, Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro, e Prince - o equipamento oficial do Tênis do Brasil. O apoio é do Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Mais informações sobre a CBT em nossas mídias Twitter.com/cbtenisFacebook.com/cbtoficialFlickr.com/photos/cbtenis