Luto: Tênis perde José Amin Daher
Luto: Tênis perde José Amin Daher 13 Jan 2014

O tênis brasileiro está de luto. Faleceu nesta segunda-feira o ex-tenista profissional e empresário José Amin Daher, aos 47 anos, em um acidente automobilístico na Rodovia Rio-Santos, na região de Paraty, no Rio de Janeiro.

 

Natural de São Paulo e criado na cidade de Barretos, José Amin Daher se destacou como juvenil e entrou para o tênis profissional no início da década de 80 e fez parte de uma grande geração brasileira que contou com nomes como Fernando Roese, Cesar Kist, Dacio Campos, Fabio Silberberg, entre outros. Ele foi um dos hóspedes da Casa do Brasil em Londres, local onde se hospedavam os brasileiros para jogar Wimbledon.

 

Como profissional, José Amin foi número 139 do mundo de simples e 188 de duplas no ranking ATP. Em torneios ATP, disputou 16 partidas de simples (com quatro vitórias) e 20 de duplas (com 7 vitórias). Ele também defendeu o Brasil na Copa Davis entre 1986 e 1989.

 

Uma de suas partidas mais marcantes foi contra Andre Agassi, em Itaparica, no primeiro título conquistado pelo tenista americano. José Amin Daher também enfrentou nomes importantes do tênis mundial como Emilio Sanchez, Guillermo Vilas, Francisco Clavet, Jaime Yzaga e Todd Woodbridge, entre outros.

 

Entre os brasileiros, ele dividiu a quadra com tenistas como Thomas Koch, Fernando Roese Mauro Menezes, João Zwetsch, Luiz Mattar, Cássio Motta, Marcelo Saliola, Otavio Della, Ricardo Camargo, Roberto Jabali, João Soares, Fernando Meligeni, entre outros.

 

Daher alcançou a segunda rodada de duplas de Wimbledon em 1989. Ele também disputou o qualifying de Londres em 1990 e 1992, além de disputar os qualificatórios do US Open em 1992 e de Roland Garros em 1993. 

 

Depois de encerrar sua carreira profissional em 1994, José Amin Daher seguiu uma bem sucedida jornada como empresário do tênis. Em 2008, criou na cidade de São José dos Campos a academia Daher Tennis Lounge, uma das principais do Brasil, onde treinam atualmente atletas como Gabriela Cé, número 4 do Brasil no ranking de simples da WTA, e outros como os profissionais Eduarda Piai e Caio Zampieri, além de juvenis como Rafael Tosetto e Johann Valinho. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis e toda a comunidade do tênis lamentam a perda de José Amin Daher, uma figura importante tanto dentro quanto fora das quadras para o tênis brasileiro. Daher deixa a esposa Patricia e a filha Natalia.

 

"Perdi não apenas um grande amigo, na verdade um irmão. Amigo dos amigos até o final. Um exemplo de seriedade e amizade. Vá com Deus", lamenta o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, Peugeot - montadora oficial da CBT, Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro, e Prince - o equipamento oficial do Tênis do Brasil. O apoio é do Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Mais informações sobre a CBT em nossas mídias Twitter.com/cbtenisFacebook.com/cbtoficialFlickr.com/photos/cbtenis