Orlando Luz vence Banana Bowl e finda tabu de 33 anos
Orlando Luz vence Banana Bowl e finda tabu de 33 anos 23 Mar 2014

O 44º Banana Bowl - Copa Mundial de Tênis terminou neste domingo com a conquista do brasileiro Orlando Luz na categoria 18 anos masculino para quebrar um tabu de 33 anos na final diante do também brasileiro João Menezes, no Clube Monte Líbano.

 

Com a quadra central lotada, Orlando Luz fez uma partida equilibrada contra João Menezes e conseguiu a única quebra de serviço no oitavo para vencer o primeiro set. Na segunda parcial, Luz conseguiu abrir 5/3 com Menezes sacando pressionado em 0-40, mas viu o adversário salvar quatro match-points no game para logo em seguida devolver a quebra de vantagem. Já sentindo o desgaste de duas semanas, Orlando Luz se manteve firme nos últimos games para fechar em 6/3 7/5.

 

"Eu estava muito abatido, passei muito mal a noite passada e hoje de manhã não estava 100%. Comecei o jogo mais normal, mas ainda não tão bem e com o calor foi piorando. Eu não conseguia mais fazer os pontos longos como fiz a semana inteira, pressionando", afirmou Luz.

 

"Mesmo não sendo um dos jogos mais bonitos da semana e nem tão perfeito como eu vim fazendo, valeu muito a vitoria pela garra que eu acho que demonstrei dentro da quadra" completou o campeão, que completou sua segunda semana sem perder sets desde o título conquistado no Paraguai no último fim de semana.

 

A última vez que um brasileiro havia sido campeão de 18 anos masculino foi em 1981, quando Eduardo Oncins venceu o também brasileiro Edvaldo Oliveira na final em São Paulo. Ao quebrar o tabu, Orlando Luz se junta a Joaquim Rasgado Filho (1970), Roger Guedes (1971), Flávio Arezon (1973), Eddie Pinto (1974) e Eduardo Oncins (1981) na lista de campeões. João Menezes também é o primeiro vice-campeão desde Fernando Romboli, que alcançou a final em 2006.

 

Na final feminina a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov se sagrou campeã da categoria 18 anos. Ela superou na decisão a mexicana Renata Zarazua por 2 sets a 1, com parciais de 6/3 5/7 6/2.

 

"Comecei bem, com 3/0 acima, com confiança e segui igual até o 5/3 do segundo set, aí fiquei bloqueada e em três games só ganhei um ponto. Mas no terceiro set consegui voltar à partida e ganhar. Foi importante porque devo entrar no top 40 e assim conseguir vaga direta nos Grand Slams e estou feliz por ganhar meu primeiro torneio aqui porque é um torneio muito bom", afirmou Bolsova, que nasceu na Moldávia e é filha dos ex-atletas olímpicos Vadim Zadoinov e Olga Bolsova, ambos no atletismo.

 

Na chave de 16 anos masculino o campeão foi o paraguaio Bruno Britez, que venceu na decisão o argentino Camilo Ugo com 6/1 e 7/5. A final feminina foi vencida pela paraguaia Liz Chileno, que venceu a colombiana Yuliana Monroy com 6/4 4/6 6/3.

 

Thiago Wild conquistou o título de 14 anos masculino em final brasileira contra João Lucas Reis ao vencer com parciais de 6/2 6/4. O título feminino ficou com a colombiana Maria Osorio, que venceu a peruana Anastasia Iamachkine com 6/4 6/3.

 

Confira abaixo todos os campeões do 44º Banana Bowl:

 

18 anos masculino: Orlando Luz (BRA) d. João Menezes (BRA) 6/3 7/5

18 anos feminino: Aliona Bolsova (ESP) d. Renata Zarazua (MEX) 6/3 5/7 6/2

16 anos masculino: Bruno Britez (PAR) d. Camilo Ugo (ARG) 6/1 7/5

16 anos feminino: Liz Chileno (PAR) d. Yuliana Monroy (COL) 6/4 4/6 6/3

14 anos masculino: Thiago Wild (BRA) d. João Lucas Reis (BRA) 6/2 6/4

14 anos feminino: Maria Osorio (COL) d. Anastasia Iamachkine (PER) 6/4 6/3

12 anos masculino GA: Natan Rodrigues (BA) d. Guilherme Zotin (SP) 6/4 7/5

12 anos feminino GA: Thassane Abrahim (AM) d. Maria Menezes (BA) 4/7 6/1 7/6(3)

12 anos masculino G1: Rodrigo Murillo (SP) d. Breno Marques (SP) 6/3 6/4

12 anos feminino G1: Camilla Bossi (SP) d. Juliana Munhoz (SP) 6/0 6/1

10 anos masculino: Diogo Pessoa (SP) d. Gabriel Barbosa (AL) 4/0 4/3

10 anos feminino: Ana Candiotto (SP) d. Vitoria Santos (SP) 4/3 4/2

9 anos masculino: Lucas Silva (SP) d. Zack Silva (SP) 4/1 4/1

9 anos feminino: Larissa Silva (MG) d. Carolina Mayca (AM) 4/1 4/1

 

O 44º Banana Bowl teve o patrocínio de Correios e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com supervisão da ITF (Federação Internacional de Tênis), Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e apoio do Clube Monte Líbano e Palestra Esporte Clube. A realização é da Federação Paulista de Tênis.

 

Para mais informações acesse www.bananabowl.org. Mais fotos disponíveis no site www.inovafoto.com

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, Peugeot - montadora oficial da CBT, Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro, e Prince - o equipamento oficial do Tênis do Brasil. O apoio é do Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Mais informações sobre a CBT em nossas mídias Twitter.com/cbtenisFacebook.com/cbtoficialFlickr.com/photos/cbtenis