São Paulo é a grande campeã da Copa das Federações
São Paulo é a grande campeã da Copa das Federações 11 Jul 2009

A Copa das Federações terminou neste sábado, na Academia de Tênis de Brasília (DF), e consagrou São Paulo como heptacampeão do torneio, o maior por equipes do tênis brasileiro infanto-juvenil. O desempenho ao longo da semana colocou a delegação paulista com uma mão na taça já na sexta-feira, quando colocaram suas equipes nas finais de todas as oito categorias da competição. 

 

Neste sábado, São Paulo terminou vencendo metade das finais: 12 anos feminino, 16 anos masculino e 18 anos masculino e feminino. O outro destaque da competição foi a vice-campeã e detentora do título de 2008, Santa Catarina, que levou oito equipes à Brasília e saiu vencedora em quatro: 12 anos masculino, 14 anos masculino e feminino e 16 anos feminino, todas contra São Paulo.

 

O terceiro lugar geral ficou com o Paraná, seguido por Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Sergipe e Mato Grosso.

 

"Eu estou feliz por São Paulo. O jogo aqui foi muito duro, o meu adversário jogou muito bem, ele tem um jogo bom pra a quadra rápida. Queria agradecer todo o mundo, minha equipe. Foi muito bom", disse o jovem Thiago Pinheiro, que deu o título dos 16 anos masculino à São Paulo.

 

A delegada de São Paulo, que no início da competição já dizia que o Estado vinha ao Mês do Tênis para buscar o hepta, reforçou o sentimento de satisfação de todos. "Mais uma vez nós estamos muito felizes com o título, é muito importante pra São Paulo, foi merecedor. Mais uma vez".

 

Do lado catarinense, o jovem João Walendowsky, campeão dos 14 anos masculino, falou da rivalidade com os paulistas, contra quem disputaram todas as cinco finais que participaram. "Sempre tem rivalidade. Sempre temos que pensar forte, que a gente vai conseguir. Nós conversamos muito à noite, pra trazer mais energia positiva, e deu certo. Conquistamos mais este título".

 

Paulo Moriguti, delegado catarinense, completou. "Viemos aqui, mesmo com uma equipe desfalcada, e nosso time manteve a concentração, a responsabilidade, o comprometimento, a competitividade e principalmente a humildade. Nós sabíamos que seria muito difícil sair daqui com o troféu, mas taí, fomos vice-campeões, vencendo em mais de 50% das categorias que disputamos".

 

A Copa das Federações, maior torneio infanto-juvenil por equipes do país, será seguida pelo Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, maior torneio da categoria, na sequência do Mês do Tênis de Brasília. Os jogos do Brasileirão, como é conhecida a competição individual, começaram neste sábado com as chaves qualificatórias, e vão até o próximo sábado, 18 de julho, data das finais da chave principal. A entrada na Academia de Tênis de Brasilia é franca. 

 

 

Acompanhe os resultados do Mês do Tênis, vídeos, fotos e curiosidades do evento no blog http://mesdotenis.wordpress.com

 

Classificação final:

1º São Paulo  - 144 pontos

2º Santa Catarina -  104 pontos

3º Paraná – 84 pontos

4º Distrito Federal -  77 pontos

5º Rio de Janeiro -  77 pontos

6º Mato Grosso do Sul- 66 pontos

7º Goiás - 64 pontos

8º - Rio Grande do Sul - 56 pontos

9º Alagoas - 40 pontos

10º  Bahia - 38 pontos

11º Sergipe - 21 pontos

12º Mato Grosso - 18 pontos

 

Resultados finais da Copa das Federações

12 anos feminino

São Paulo 2 x 0 Rio de Janeiro

 

12 masculino

Santa Catarina 2 x 1 São Paulo

 

14 anos feminino

Santa Catarina 2 x 0 São Paulo

 

14 anos masculino

Santa Catarina 2 x 0 São Paulo

 

16 anos feminino

Santa Catarina 2 x 1 São Paulo

 

16 anos masculino

São Paulo 2 x 0 Santa Catarina

 

18 anos feminino

São Paulo 2 x 0 Rio Grande do Sul

 

18 anos masculino

São Paulo 2 x 0 Distrito Federal

 

Mês do Tênis de Brasília 2009

Local : Academia de Tênis Resort

Copa das Federações: de 08 a 11 de julho

Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil: de 11 a 18 de julho