Equador marca o terceiro ponto e derrota o Brasil em Porto Alegre
Equador marca o terceiro ponto e derrota o Brasil em Porto Alegre 21 Set 2009

O Brasil não voltará ao Grupo Mundial da Copa Davis em 2010. Neste domingo, o gaúcho Marcos Daniel enfrentou batalha de 4h43 diante do equatoriano Nicolas Lapentti. Lutou muito, mas acabou eliminado em cinco sets pelo agora maior vencedor de partidas desta duração na história da Copa Davis, o ex-Top 6 Lapentti, em parciais de 6/4 6/4 1/6 2/6 e 8/6. À beira da aposentadoria, o equatoriano realizou o sonho de reerguer o tênis de seu país para o Grupo Mundial. Já o Brasil tentará, em 2010, quebrar o jejum fora de elite que já dura seis anos.

 

O confronto foi equilibrado desde o início. Marcos Daniel bateu Giovanni Lapentti em três sets, parciais de 7/6(3) 3/6 7/6(4) e 6/2, em mais de três horas de jogo. Depois, Thomaz Bellucci não conseguiu manter a vantagem brasileira diante de Nicolas, e caiu em três duros sets, 7/6(2), 6/4 e 7/5. No sábado, a chance de sair na frente estava com Marcelo Melo e André Sá, mas, em cinco sets, os equatorianos foram melhores, com grande atuação de Giovanni, 3/6, 6/3, 6/4, 4/6 e 6/4. Depois da derrota de Daniel, Thomaz Bellucci terminou o confronto com 6/2 6/4 sobre Julio Cesar Campozano.

 

Depois da derrota, Marcos Daniel lamentou o resultado, mas disse que fez o que pode para evitar a derrota. "Claro que estou triste pela derrota, mas não acho que tenha sido a pior da minha carreira. Os dois jogaram muito bem, e eu saio satisfeito porque lutei até o fim", disse ele.

 

Já o equatoriano Nicolas Lapentti falou da alegria de levar o país de volta ao Grupo Mundial, e da dificuldade de jogar contra os "amigos". "Eu acho que esta foi a vitória mais importante da minha carreira. Eu gostaria de agradecer a todos, porque desde que chegamos aqui fomos muito bem tratados. É mais difícil jogar aqui, onde tenho grandes amigos. Acho que o confronto foi muito duro, a equipe do Brasil está de parabéns. Eu pensava que este confronto definiria se eu pararia no final do ano ou não. Agora tenho a alegria de jogar novamente o Grupo Mundial pelo meu país", disse o maior vencedor de partidas de cinco sets na história da Copa Davis.

 

Com a derrota, o Brasil volta ao Zonal I Americano em 2010.