Melo e Soares deixam Brasil a uma vitória da elite
Melo e Soares deixam Brasil a uma vitória da elite 13 Set 2014

O Time Correios Brasil lidera por 2 a 1 o confronto diante da Espanha, pelo Playoff da Copa Davis por BNP Paribas, após dois dias de disputa no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A dupla brasileira, formada por Marcelo Melo e Bruno Soares, superou os espanhóis David Marrero e Márc López, com parciais de 6/3, 7/5 e 7/5 neste sábado, com público total de 6.857.

 

A equipe brasileira precisa de apenas mais uma vitória para bater o time espanhol. A decisão do confronto será neste domingo, com dois jogos de simples. Às 14h, Thomaz Bellucci enfrentará o espanhol Roberto Bautista Agut. Em seguida, Rogério Dutra Silva terá Pablo Andújar pela frente.

 

A partida de duplas começou bastante equilibrada, com a primeira quebra apenas no oitavo game, a favor de Melo e Soares. Os mineiros fecharam a parcial e abriram 3/1 no segundo. Marrero e López conseguiram empatar em 4/4, mas Melo e Soares quebraram o serviço dos adversários após um game dramático e marcaram 7/5.

 

Os mineiros pressionaram o saque dos espanhóis e chegaram a ter um break-point em 4/4, mas conquistaram a quebra decisiva dois games depois. Melo e Soares venceram a oitava partida juntos de Copa Davis, sétima consecutiva. A dupla perdeu apenas uma partida na competição, em 2010. 

 

Destaque da partida, Marcelo Melo analisou sua atuação e apontou a qualidade da devolução do saque como fator fundamental na vitória brasileira. "Desde o início do jogo, eu estava muito confiante. Na Copa Davis, consigo desempenhar meu melhor tênis. Realmente senti que estava jogando muito bem. Estou na melhor fase da minha carreira", afirmou.

 

"Hoje, devolvemos muito bem. Quase todos os games do Marc López tivemos chances. A chave foi a devolução. Eu e o Bruno devolvemos muito melhor que eles", acrescentou Melo.

 

A um ponto de selar o retorno para o Grupo Mundial da maior competição entre países do tênis, Bruno Soares reforçou a confiança da equipe no número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci. "Acreditamos demais no Thomaz. Ele vem melhorando desde algumas semanas antes do US Open. Ontem, quando entrou no jogo, foi superior e jogou um belo tênis Confiamos plenamente no Thomaz", afirmou o bicampeão de duplas mistas do US Open.

 

O capitão da equipe brasileira, João Zwetsch, fez questão de creditar a bela atuação dos mineiros ao técnico Daniel Melo, que viaja o circuito acompanhando Marcelo Melo. "Crédito muito grande ao Daniel na estratégia do jogo de hoje. Os detalhes dos adversários só pegam quem viaja o circuito semana atrás de semana. E muito dessa estratégia foi elaborada pelo Daniel, que convive com esses caras", disse o gaúcho.

 

Sobre a partida, o espanhol Marc López elogiou a atuação dos brasileiros. "O jogo foi muito disputado, foi decidido nos detalhes. Mas o Bruno e o Marcelo estavam em um grande dia. Nos momentos importantes, eles jogaram em um nível muito alto, principalmente o Melo que foi muito sólido na rede", comentou.

 

Apesar do placar desfavorável e precisando levar o confronto para o quinto jogo, Carlos Moyá, capitão espanhol, demonstrou confiança nos jogadores e em uma possível virada. "Foram poucas vezes em que a Espanha se encontrou nessa situação, mas acredito que temos boas condições de ganhar. Tenho confiança total nos jogadores que entrarão em quadra no domingo", disse o ex-número 1 do ranking.

 

Programação do confronto

 

14/9 - domingo:

14h - Thomaz Bellucci (BRA) x Roberto Bautista Agut (ESP)

Em seguida: Rogério Dutra Silva (BRA) x Pablo Andujar (ESP)

 

EXIBIÇÃO NESTE DOMINGO - Uma dupla inusitada irá entrar em quadra, neste domingo, às 13h30, antes das partidas de simples do confronto da Copa Davis por BNP Paribas.

 

Os empresários Lincoln Zanini e Arsenio Pagliarini Junior, ambos amputados de uma das pernas, irão fazer uma exibição com os atletas juvenis Marcelo Zormann e Orlando Luz.

 

O objetivo é chamar a atenção para uma nova modalidade que a Confederação Brasileira de Tênis quer desenvolver, a dos amputados. "Vamos levar uma proposta para a ITF para que essas pessoas não precisem jogar em cadeira de rodas nas competições oficiais", explica Jorge Lacerda, presidente da CBT. A exibição será entre 13:30h e 13:50h, na quadra oficial do confronto entre Brasil e  Espanha, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

 

Ingressos:

 

Os ingressos avulsos estão sendo vendidos na bilheteria da Ingresso Nacional no Ginásio do Ibirapuera. O valor para Anel Inferior será R$ 300 (dia) e para Anel Superior, R$ 130 (dia). Neste domingo as bilheterias estarão abertas a partir das 8h30.

 

O confronto entre Brasil e Espanha pela Copa Davis por BNP Paribas tem realização da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis, com parceria comercial da Koch Tavares. Patrocinador nominal da Copa Davis é BNP Paribas. Os patrocinadores internacionais da Copa Davis são Adecco, NH Hotels e Correios. Parceiros da Equipe Brasileira: Correios e Estácio. Carro oficial: SsangYong. Uniforme oficial: Asics. Bola oficial: Tretorn. Hotel oficial: Renaissance. Apoio: Stella Artois, Gatorade e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis