Brasileiros dominam Tênis em Cadeira de Rodas na SGK
Brasileiros dominam Tênis em Cadeira de Rodas na SGK 13 Out 2014

O Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas de Florianópolis, evento que abriu a Semana Guga Kuerten, conheceu neste domingo os campeões nas quadras do Jurerê Sports Center, com os brasileiros dominando as chaves de simples no profissional e juvenil.

 

O mineiro Daniel Rodrigues foi o grande destaque brasileiro ao derrotar na final masculina profissional o australiano Ben Weekes, principal favorito da competição, com parciais de 6/3 6/4. Daniel também foi campeão nas duplas ao lado de Rafael Medeiros ao vencer a final contra Mauricio Pomme e Carlos Santos por duplo 6/4.

 

“Comecei o jogo preso, tive que trabalhar muito para não me afobar e encontrar a hora certa para definir os pontos”, avaliou Daniel Rodrigues, que com o título atingiu seu melhor ranking na ITF ao subir 13 posições e aparecer como 22º do mundo.

 

O título feminino foi conquistado mais uma vez pela pernambucana Natalia Mayara, que venceu na final a chilena Macarena Cabrillana, cabeça de chave 1, com parciais de 6/4 6/3. Ela também venceu nas duplas ao lado de Rejane Candida ao superar as chilenas Maria Diaz e Macarena Cabrillana por 7/5 6/3.

 

O catarinense Ymanitu Silva foi o campeão no Quad (para atletas com maior limitação física) ao bater o chileno Carlos Muñoz com parciais de 6/3 6/2 na final. Nas duplas, Ymanitu e o parceiro Dave Raposo perderam para os chilenos Carlos Muñoz e Pablo Araya por duplo 6/1.

 

“Segui as instruções do técnico para não usar a força e colocar a bola longe do alcance de Munoz, até acertar o ajuste demorou um pouco”, afirmou o atleta da cidade de Tijucas, que agora é o 31º do ranking mundial de Quads.

 

O mineiro Fabio Bernardes foi o grande destaque da categoria juvenil e conquistou o título ao derrotar o argentino Facundo Palacio por 2 sets a 0, com 6/2 6/3, na final. O brasileiro agora é o número 6 do ranking mundial juvenil e pode se garantir no Campeonato Mundial da categoria, que será realizado na França.

 

“O campeonato é reservado apenas aos oito melhores do ranking ao final do ano. Estou empolgado com a possibilidade”, comemora Fabio.

 

Maior ídolo do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten acompanhou as finais e exaltou os atletas do tênis em cadeira de rodas que abriram a Semana Guga Kuerten.

 

 “A cada ano fica mais clara a importância de vocês (os atletas) no torneio. Essa é a parte mais brilhante da Semana, ver vocês aqui na quadra, porque me traz memórias afetivas, lembra o meu irmão Guilherme, exemplo de superação. As pessoas precisam ver vocês.”

 

O tricampeão de Roland Garros também lembrou o Dia das Crianças, ao mandar um recado aos sobrinhos, os gêmeos, filhos do irmão Rafael. “Gostaria de cumprimentar os meus afilhados Lelê e Gagá (Leonardo e Gabriel Kuerten), que somam vitórias todos os dias.”

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis