Cuevas vence surpresa Italiana em joga duro e conquista Brasil Open 2015
Cuevas vence surpresa Italiana em joga duro e conquista Brasil Open 2015 15 Fev 2015

O uruguaio Pablo Cuevas esteve em situação delicada neste domingo, mas prevaleceu contra o qualifier italiano Luca Vanni e conquistou a 15ª edição do Brasil Open, o terceiro troféu da carreira. Diante de um grande público no Ginásio do Ibirapuera, o número 32 do mundo viu o rival sacar para o título no terceiro set e conseguiu se recuperar para ficar com o troféu, com parciais de 6/4 3/6 7/6(4), em 2h02.

 

"Foi uma partida difícil, comecei bem, mas depois mudou muito", disse o campeão. "Quando ele sacou para a partida me lembrei que na primeira rodada enfrentei uma situação parecida e busquei fazer o mesmo. Tentei ficar o mais tranquilo possível e coloquei todas as devoluções em jogo. Daí até o final foi uma agonia".

 

Cuevas é o primeiro uruguaio a faturar o título do torneio mais tradicional do Brasil e nesta semana será o melhor sul-americano no ranking da ATP. Além dos 250 pontos, a conquista rende ao tenista de 29 anos uma premiação de 80.850 dólares.

 

Apesar de ter mais experiência no circuito, Cuevas admitiu que também sentiu a pressão no tiebreak e que procurou errar menos que o italiano. "Senti que no final não jogamos um grande tênis, porque estava muito nervoso e parecia que era a primeira vez que estava em uma final. Além disso, tinha um grande jogador pela frente, que vinha com muita confiança, em uma grande semana e saca muito bem". 

 

O uruguaio figurava no top 50 há quase quatro anos. Entre 2011 e 2013, ficou 22 meses sem disputar um torneio e foi submetido a duas cirurgias no joelho. Há exatamente um ano, ainda estava fora do top 200 e não tinha finais de ATP no currículo.

 

A evolução em 2014 o levou a dois títulos no segundo semestre e o troféu em São Paulo o alçará ao melhor ranking da carreira, além de ter marcado sua 100ª vitória em torneios da ATP. "Estou tendo uma volta espetacular ao circuito. Em nenhum momento imaginei ou sonhei que seria assim. E agora comecei a gira sul-americana da melhor maneira possível", comemorou o uruguaio.

 

Vanni, que antes do Brasil Open havia disputado apenas duas chaves principais de ATP - com derrotas nas estreias -, deixa São Paulo com 150 pontos no ranking e 42.600 dólares de premiação pelo vice-campeonato. O simpático italiano começou a disputar o circuito profissional apenas com 21 anos e foi a grande sensação do Brasil Open, passando o qualifying e alcançando a final inédita na melhor semana da carreira.

 

"Tenho que estar muito feliz. Foi um jogo apertado e lutei contra o Cuevas, que amanhã vai estar perto de 25 no ranking e acho que no saibro ele provavelmente é um top 15. Agora o meu primeiro objetivo é entrar na chave de Roland Garros", afirmou Vanni.

 

Sobre o momento que poderia ter sido decisivo no 3º set, o italiano disse que não quis pensar que sacaria em 5/4 para vencer o torneio e reconheceu os méritos de Cuevas. "Comecei o game com um bom serviço e depois ele jogou bem, foi sólido e colocou todas as bolas na quadra. Assumi alguns riscos, o que às vezes pode ser bom ou ruim. Hoje, infelizmente, não foi bom. Mas tenho que estar muito satisfeito".

 

Campanha do título

1° rodada: d. Jiri Vesely (TCH) 6/4 3/6 7/5

Oitavas de final: d. [LL] Facundo Bagnis (ARG) 5/1 ret

Quartas de final: d. Nicolás Almagro (ESP) 7/6(6) 3/6 6/2

Semifinal: d. [6] Santiago Giraldo (COL) 6/4 6/3

Final: d. [Q] Luca Vanni (ITA) 6/4 3/6 7/6(4)

 

Cabal e Farah são campeões de duplas

 

Os colombianos Juan Sebastian Cabal, 20 do ranking, e Robert Farah, 22 do mundo, são os campeões de duplas do Brasil Open 2015. A parceria cabeça de chave 2 confirmou o favoritismo diante do italiano Paolo Lorenzi e o argentino Diego Schwartzman e venceram por 6/4 6/2, após um pouco mais de uma hora de jogo.

 

Após o vice-campeonato do Brasil Open no ano anterior, a dupla colombiana anota o terceiro título juntos da carreira, soma 250 pontos no ranking e leva o prêmio de US$ 24.570. Foram campeões em Winston Sale (EUA) e Rio de Janeiro, ambos em 2014. 

 

"Gostamos muito de jogar aqui (São Paulo). Parece bastante com o nosso país. Temos motivos para sempre voltar aqui. Gostamos das condições, do público que nos trata com muito carinho. É uma série de fatores que nos favorecem aqui", afirmou Cabal.

 

Farah destacou a concentração da equipe no confronto de hoje. Lembrou que Schwartzman e Lorenzi eram franco atiradores e eliminaram os principais favoritos, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya.

 

"Eles estavam fazendo um grande torneio. Na primeira rodada, ganharam dos principais favoritos. Por esse motivo, hoje tivemos que entrar muito concentrados. Nós gostamos de jogar essas partidas e hoje as coisas deram tudo certo", disse Farah.

 

Já Cabal comentou sobre a evolução da parceria ao longo da semana. "Chegamos sem ritmo de jogo aqui, com algumas semanas sem jogar. Primeira rodada é sempre difícil e cheguei com alguns problemas físicos. Mas fomos avançando, o que nos deixa muito feliz, porque fomos evoluindo e hoje jogamos num alto nível de tênis", analisou.

 

Site oficial e mídias sociais - Acompanhe todas as informações sobre o Brasil Open 2015 no site oficialwww.brasilopen.com.br e nas mídias sociais: Brasil Open (Facebook), @brasilopentenis (Twitter) e @kochtavares (Instagram). 

 

Mais fotos disponívei: www.flickr.com/brasilopen

 

O Brasil Open 2015 tem o patrocínio de Gillette, Mapfre, Estácio, Comgás, Claro, Corona Extra, Correios e Governo Federal. Material Esportivo Oficial: Wilson. Transportadora Oficial: Azul. Carro oficial: Audi. Hotel Oficial: Renaissance São Paulo Hotel. Apoio: Shopping SP Market, NB Steak, Saccaro, by Kamy, Casillero del Diablo, Gatorade, Josephine Restaurante, AVSC Audiovisual para Eventos, Confederação Brasileira de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Parceiros de Mídia: Band, Bandsports, SporTV, Isto É, Elemídia e Rádio 89fm. Evento Oficial: Associação dos Tenistas Profissionais. Realização: Federação Paulista de Tênis. Promoção: Koch Tavares. Cidade-sede: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.