Tiago Fernandes faz história e conquista o primero Grand Slam juvenil do Brasil em simples
Tiago Fernandes faz história e conquista o primero Grand Slam juvenil do Brasil em simples 30 Jan 2010

O jovem Tiago Fernandes conquistou o título inédito do Australian Open juvenil na madrugada deste sábado, em Melbourne, na Austrália. O brasileiro, que tinha apenas um título juvenil na carreira, entra para a história do esporte depois de bater o convidado local Sean Berman por 7/5 6/3, tornando-se o primero tenista brasileiro a levantar um Grand Slam juvenil. Antes dele, Edson Mandarino, Thomaz Koch, Luis Felipe Tavares, Ronald Barnes e Ivo Ribeiro haviam tentado conquistar um torneio deste porte na categoria, mas terminaram com o vice. Além do título inédito do Australian Open, Tiago tornou-se também o primeiro campeão brasileiro de simples do torneio (Maria Esther Bueno venceu duplas em 1960) e o quarto brasileiro a vencer um Grand Slam, ao lado de Maria Esther, Guga e Thomaz Koch.

 

"Foi uma semana fantástica, joguei bem, fui crescendo durante o torneio. Ganhei jogos duros no terceiro set e isso me fortaleceu bastante. Agora é seguir treinando cada vez mais porque o caminho é longo e estamos só no começo", disse o campeão, que no dia 18 de fevereiro terá de enfrentar a volta às aulas no colégio.

 

Durante toda a partida, Tiago mostrou um ótimo saque, bons golpes de forehand e grande categoria nas subidas à rede. Já Berman incomodou bastante com seu agressivo e errante forehand, mas falhou demais nas trocas de bola e acabou pecando na regularidade, principalmente depois da primera parcial.

 

A partida em Melbourne, disputada na famosa Rod Laver Arena, começou equilibrada. Tiago teve 0/2 contra, mas achou seu saque e passou a alternar bons momentos com Berman, defendendo bem os serviços, até o 12o game, quando Tiago teve a oportunidade de quebra e não desperdiçou, fechando o set em 7/5.

 

Confiante, Tiago abriu a segunda parcial mostrando mais confiança e explorando os erros de Berman. Abriu logo 3 a 0, mas viu o australiano se recuperar na partida, conseguir devolver a quebra e diminuir para 3 a 2 a vantagem. Mesmo em momento delicado na partida, o brasileiro não arrefeceu. Foi agressivo nos momentos certos, explorou bem o forehand e em novo erro do australiano abriu 4 a 2.

 

A dois games do título inédito, Tiago mostrou novamente firmeza nos golpes e segurança. Abriu 5/2, desafiou duas bolas corretamente no game e ficou a um do título histórico. Berman diminuiu para 5/3, quando Tiago sacou para a partida. Precisando se impor na parcial, viu Berman ter 15/40 logo de cara, mas forcou os erros do australiano, e com uma paralela sensacional chegou à igualdade. Com um grande saque, chegou ao ponto do campeonato. Berman foi agrassivo e salvou. Forçou novo erro do australiano, chegando a um novo ponto decisivo. E, com um belo saque abertom anotou um ace, fechou a partida e tornou-se o primero brasileiro da historia a vencer um Grand Slam juvenil