Juvenis brasileiros mantêm hegemonia em Porto Alegre
Juvenis brasileiros mantêm hegemonia em Porto Alegre 23 Mar 2015

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, com pontuação GA no ranking ITF (18 anos) e G1 na COSAT (14 e 16 anos), terminou neste domingo com grandes resultados para a base brasileira, com os títulos de 14, 16 e 18 anos masculino em simples, além dos títulos de duplas de 14 e 16 anos masculino, e de 16 e 18 anos feminino. A campanha repetiu 2014, mostrando o resultado do trabalho de desenvolvimento da CBT e dos Correios com apoio a atletas e realização de torneios.

 

O gaúcho Orlando Luz conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de simples na categoria 18 anos masculino, repetindo o que já havia feito no Banana Bowl na semana anterior. Ele também foi vice-campeão de duplas do torneio ao lado do sérvio Miomir Kecmanovic, sendo superado pelo português Felipe Cunha Silva e o canadense Alejandro Tabilo na final.

 

A campanha nos dois torneios brasileiros da Gira Sul-Americana deixou Orlandinho a apenas 8,75 pontos do número 1 do ranking mundial juvenil ITF, que tem atualmente como líder o russo Andrey Rublev. O tenista de Carazinho viajou acompanhado dos técnicos Patricio Arnold e Jurandyr Correa Neto. 

 

Na chave feminina, a paulista Luisa Stefani foi semifinalista de simples, superada pela argentina Julieta Estable. Nas duplas, Stefani conquistou o título jogando ao lado da americana Francesca Di Lorenzo, repetindo o que havia feito no Banana Bowl, para atingir a melhor posição da carreira no ranking ITF, como 23ª.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o campeão da categoria 16 anos foi um brasileiro, desta vez com o paulista Gabriel Bugiga conquistando o título ao derrotar o argentino Sebastian Baez. Nas duplas, o paulista Igor Gimenez e o pernambucano João Lucas Reis foram campeões vencendo os chilenos Vicente Andrades e Matias Soto na final.

 

A categoria 16 anos feminino também teve título brasileiro nas duplas, com a paranaense Nathalia Gasparin vencendo ao lado da venezuelana Maria Linares a decisão contra a paulista Marcelle Cirino e a paranaense Vitória Okuyama. Em simples, Gasparin foi superada na semifinal por Linares, enquanto Cirino perdeu na mesma fase para a chilena Fernanda Labraña.

 

O mineiro João Pedro Ferreira conquistou para o Brasil o sexto título consecutivo na categoria 16 anos ao vencer uma final brasileira contra o paulista Matheus Pucinelli. Campeão do Banana Bowl nesta categoria, o paulista Mateus Alves foi semifinalista em Porto Alegre. Nas duplas, Ferreira foi campeão ao lado do argentino Alejo Lingua Lavallen ao vencer a dupla de Alves com o argentino Juan Manuel Cerundolo.

 

Na chave feminina de 14 anos, a paulista Alexandra Silva foi superada na semifinal pela venezuelana Luniuska Delgado. Nas duplas, Alexandra e a gaúcha Laura Wayerbacher perderam nas semifinais para Delgado e a russa Anfisa Danilchenko.

 

A categoria 12 anos, que é nacional, teve como campeão no masculino o catarinense Pedro Boscardin Dias, que superou o paulista Henrique Nogueira, enquanto o título feminino foi da goiana Lorena Cardoso, que venceu a paulista Camilla Bossi.

 

 

Confira abaixo os resultados finais em Porto Alegre:

Simples

 

18M: Orlando Luz (BRA) d. William Blumberg (USA), 6/3 6/4

18F: Usue Arconada (USA) d. Julieta Estable (ARG), 6/2 6/4

16M: Gabriel Bugiga (BRA) d. Sebastian Baez (ARG), 6/2 3/6 6/3

16F: Maria Linares (VEN) d. Fernanda Labraña (CHI), 7/6(5) 4/6 6/3

14M: João Pedro Ferreira (BRA) d. Matheus Pucinelli (BRA), 6/3 6/2

14F: Luniuska Delgado (VEN) d. Heidy Doldan (PAR), 6/0 6/0

12M: Pedro Boscardin Dias (SC) d. Henrique Nogueira (SP), 6/2 6/1

12F: Lorena Cardoso (GO) d. Camilla Bossi (SP), 6/4 3/6 6/2

Duplas

 

18M: Felipe Cunha Silva (POR)/Alejandro Tabilo (CAN) d. Miomir Kecmanovic (SRB)/Orlando Luz (BRA), 6/4 7/5

18F: Francesca Di Lorenzo (USA)/Luisa Stefani (BRA) d. Usue Arconada (USA)/Emilie Francati (DEN), 6/2 6/1

16M: Igor Gimenez (BRA)/João Lucas Reis (BRA) d. Vicente Andrades (CHI)/Matias Soto (CHI), 2/6 6/1 10-6

16F: Nathalia Gaparin (BRA)/Maria Linares (VEN) d. Marcelle Cirino (BRA)/Vitoria Okuyama (BRA), 6/3 6/3

14M: João Pedro Ferreira (BRA)/Alejo Lingua (ARG) d. Mateus Alves (BRA)/Juan Cerundolo (ARG), 3/6 6/4 11-9

14F: Anfisa Danilchenko (RUS)/Luniuska Delgado (VEN) d. Heidy Doldan (PAR)/Susan Doldan (PAR), 6/2 6/3

12M: Pedro Boscardin (SC)/Gabriel Santos (SP) d. João Loureiro (MG)/Lucas Abreu (MG), 6/3 7/5

12F: Juliana Munhoz (SP)/Camilla Bossi (SP) d. Julia Klimovicz (PR)/Lorena Cardoso (GO), 3/6 6/3 10-7

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis