Brasil perde da Croácia por 3 a 1 no Playoff da Copa Davis
Brasil perde da Croácia por 3 a 1 no Playoff da Copa Davis 20 Set 2015

Florianópolis (SC), 20 de setembro de 2015 - O Time Correios Brasil foi superado pela Croácia por 3 a 1, no confronto válido pelo Playoff do Grupo Mundial da Copa Davis por BNP Paribas, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e voltará a disputar o Zonal Americano no ano que vem. O sorteio do próximo adversário do Brasil acontece na próxima quarta-feira, dia 23.

 

Na manhã desde domingo, Thomaz Bellucci fez duelo equilibrado com o jovem talentoso Borna Coric, mas sentiu forte dores nas costas e foi obrigado a desistir, quando o croata vencia por 6/2 4/6 7/6(4) 4/0. Com isto, a Croácia marcou o terceiro ponto e liquidou o confronto.

 

“A decisão de se retirar foi minha. Ele (Bellucci) não queria sair. Já estava inviável no meio do 3º set, ele estava com fortes dores nas costas, respirando mal, dava para ver que não teria condições de jogar mais 1h30, para reagir, ganhar o jogo. Acima de tudo, temos que pensar na integridade física do ser humano. É difícil para o atleta, por isso tomei à frente disso. Se tivesse um resquício de vencer, não teríamos dúvidas em seguir, mas estava visível que não seria possível”,  afirmou João Zwetsch, capitão e treinador de Thomaz Bellucci.

 

O número 1 do Brasil não escondeu sua tristeza e abatimento na entrevista coletiva após a partida. Apesar do revés, o tenista paulista ainda registra um excelente retrospecto em jogos disputados no saibro na Copa Davis, com 15 vitórias e cinco derrotas.

 

“A partir do 3º set, voltei a ter dor nas costas e não queria chamar o fisioterapeuta para não demonstrar nenhuma fraqueza. Estava tentando levar da melhor maneira possível, mas não deu. Estou muito triste, fazia tempo que não perdíamos um confronto em casa, é bem difícil”, contou Bellucci.

 

“Lutei até onde foi possível, não tinha mais sentido continuar no jogo, eu não conseguia ser competitivo dentro de quadra, não conseguia correr direito e contra o Coric não dá para jogar assim. Você precisa estar 100% para ganhar de um cara desse. Temos que aprender com as lições deste ano e tentar voltar para o Grupo Mundial no ano que vem”, acrescentou.

 

João Zwetsch aproveitou para agradecer o apoio da torcida brasileira que, em nenhum momento, deixou de apoiar os atletas. “Em relação ao público, difícil para qualquer equipe encerrar o confronto deste tipo, mas em nome da equipe, fica uma gratidão muito grande pelas pessoas que compareceram e nos incentivaram o tempo inteiro, acho muito importante as pessoas que vieram aqui, gostam de tênis, torcer para o seu país. Pode ter certeza que, para quem está dentro da quadra, é muito difícil um desfecho desse”, agradeceu.

 

 

Vencedor do confronto, o capitão Zaljko Krajan comentou sobre a semana e também a pressão que a torcida brasileira impõe nos adversários. “Toda a semana nos sentimentos muito bem. Todos foram muito amigáveis com a gente, estar neste lugar foi legal, e a torcida brasileira coloca muita pressão, mas era o que a gente esperava, sabíamos que seria assim e estou muito feliz em sair vitorioso”, afirmou.

 

 

Confrontos Brasil 1 x 2 Croácia – Playoff do Grupo Mundial da Copa Davis

 

Dia 1 – sexta-feira

 

Thomaz Bellucci (BRA) d. Mate Delic (CRO) - 6/1 6/4 3/6 6/4 (2h33min)

 

Borna Coric (CRO) d. João Souza (BRA) - 6/4 7/6(5) 6/1 (2h44min – finalizado neste sábado)

 

Dia 2 – sábado

 

Ivan Dodig/Franko Skugor (CRO) d. Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) - 6/0 3/6 7/6(2) 7/6(3) (3h30min)

 

Dia 3 – domingo

 

10h

 

Borna Coric (CRO) d. Thomaz Bellucci (BRA) - 6/2 4/6 7/6(4) 4/0 e ret.

 

 

João Souza (BRA) x Mate Delic (CRO) - não realizado

 

O confronto entre Brasil e Croácia pelo Playoff do Grupo Mundial da Copa Davis tem a realização da Federação Catarinense de Tênis, com correalização da Confederação Brasileira de Tênis.