Equipe masculina do Brasil fica com o vice-campeonato do Sul-americano de 16 anos
Equipe masculina do Brasil fica com o vice-campeonato do Sul-americano de 16 anos 24 Mai 2010

A equipe masculina do Brasil terminou o Sul-americano de 16 anos, disputado em Assunção (PAR), em segundo lugar, classificada para o Mundial de San Luis Potosí (MEX), que será disputado no segundo semestre. Acompanhados pelo capitão Roberto Carvalho, Pedro Dumont, Thiago Monteiro e Gustavo Castro perderam a decisão do Sul-americano para o Chile por 3 a 0. Já o feminino terminou em sexto lugar. Rebeca Andrade, Bruna Magalhães e Laura Pigossi, acompanhadas por Renato Messias, perderam a última partida para a Venezuela por 2 a 0.

 

Os meninos conquistaram a classificação ao Mundial na última quinta-feira, depois de garantirem a liderança do Grupo B da competição e a vaga na final do torneio continental. Na decisão, o Brasil colocou Pedro Dumont para abrir o confronto, mas o brasiliense foi dominado por Rodrigo Encina e cedeu o primeiro ponto em parciais de 6/3 6/4. A seguir, o número um brasileiro, Thiago Monteiro, entrou em quadra com a missão de barrar o melhor jogador chileno, Jaime Gallenguillos. Monteiro, que estava invicto no torneio, começou bem o jogo, venceu o primeiro set, mas depois levou a virada em parciais de 2/6 6/3 e 6/3. Sem chances de mudar a história do confronto, os brasileiros desistiram das duplas e o duelo terminou com 3 a 0 para o Chile.

 

"Estamos muito felizes pela vaga conquistada para o Mundial. Esse resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito com esses garotos já há algum tempo e a preparação para esse Sul-americano nos torneios da Itália que a CBT pôde nos proporcionar foi fundamental", disse o capitão Roberto Carvalho.

 

Já as meninas, na decisão do quinto lugar, acabaram derrotadas por 2 a 0 pela Venezuela. Rebeca Andrade perdeu o primeiro jogo para Gabriela de Santis por 6/2 6/0. A seguir, Carmen Blanco garantiu a vitória venezuelana com 7/6(5) 6/2 sobre Bruna Magalhães.

 

A próxima parada dos meninos será no Mundial de 16 anos. O torneio acontece entre 28 de setembro e 3 de outubro deste ano.