Taça Estado de São Paulo marca retorno de Bia Haddad Maia nesta segunda
Taça Estado de São Paulo marca retorno de Bia Haddad Maia nesta segunda 17 Jan 2016

Guarujá (SP), 17 de janeiro de 2016 – Cinco partidas pela chave de simples e oito válidas por toda a primeira rodada de duplas dão início nesta segunda-feira à Taça Estado de São Paulo de Tênis, torneio que conta pontos para o ranking mundial feminino e será disputado até domingo nas quadras sintéticas da Sociedade Amigos do Jardim Acapulco. A entrada é gratuita.

 

O destaque é o retorno de Bia Haddad Maia, atleta patrocinada CBT/Correios, após seis meses afastada das quadras. Ela joga a primeira rodada de duplas ao lado de Paula Gonçalves contra a romena Cristina Dinu e a polonesa Justyna Jegiolka.

 

"Vai ser bom começar jogando duplas para ir pegando ritmo. Quero desfrutar ao máximo a partida, jogar solta e me impor na quadra. Aprendi muito durante este tempo em que fiquei parada e quero usar esse aprendizado ao meu favor daqui para frente", disse Bia.

 

Na chave de simples, Bia foi designada como terceira principal favorita e terá pela frente a argentina Julieta Estable. Classificada 30 postos atrás, Paula é a cabeça 8 e enfrentará a tcheca Karolina Muchova.

 

A forte chave tem duas tenistas de vasto currículo. A suíça Patty Schnyder, ex-top 7, recebeu convite dos organizadores. Ela volta ao circuito depois de cinco anos de aposentadoria. Sua primeira adversária será a espanhola Estrella Cabeza. Já a romena Sorana Cirstea já figurou no 21º lugar do ranking e busca recuperação na carreira. Segunda principal inscrita no Guarujá, sua estreia será diante da ucraniana  Oleksandra Korashvili.

 

Outras três brasileiras conseguiram entrar na chave de simples. A paulista Laura Pigossi terá pela frente a paraguaia e cabeça 4 Montserrat Gonzalez. Em duelo de convidadas, Nathalia Rossi enfrentará Nathaly Kurata.

 

Cirstea entra em quadra às 11h desta segunda-feira contra Korashvili, mesmo horário que jogam Kurata e Rossi e do duelo entre a espanhola Yvonne Cavalle e a argentina Catalina Pella. Em seguida, na quadra principal, jogam a suíça Jil Teichmann e a argentina Victoria Bosio. A rodada noturna terá, às 19 horas, a eslovaca Rebecca Sramkova contra a sérvia Marina Kachar. Antes, às 17 horas, Bia e Paula se juntam na chave de duplas e, como principais favoritas, enfrentam Dinu e a polonesa Justyna Jegiolka.

 

A Taça Estado de São Paulo de Tênis acontece através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude. A organização é da Associação Saque de Ouro. O torneio tem o apoio dos Correios, sendo chancelado pela Federação Internacional de Tênis e pela Confederação Brasileira de Tênis.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio  do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Acompanhe a CBT nas mídias sociais: Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/cbtenis