Bruno Soares faz história e conquista o Australian Open com Jamie Murray
Bruno Soares faz história e conquista o Australian Open com Jamie Murray 30 Jan 2016

Melbourne (AUS), 30 de janeiro de 2016 – O tenista mineiro Bruno Soares, atleta patrocinado CBT/Correios, entrou para a história do tênis mundial neste sábado ao lado do britânico Jamie Murray ao conquistar o seu primeiro Grand Slam nas duplas masculinas com o título do Australian Open.

 

Na madrugada deste domingo, às 3h (de Brasília), Bruno Soares busca mais um título no Australian Open, desta vez nas duplas mistas, ao lado da russa Elena Vesnina. Eles enfrentam o romeno Horia Tecau e a americana Coco Vandeweghe na final.

 

Com uma excelente semana e um início ruim na partida final, o brasileiro e seu parceiro britânico conseguiram reagir e derrotaram uma das duplas mais experientes do circuito mundial, formada pelo canadense Daniel Nestor e o tcheco Radek Stepanek. Com parciais de 2/6 6/4 7/5, Bruno e Jamie gravaram seus nomes na galeria de campeões de um dos quatro torneios mais importantes do mundo.

 

“A sensação de ganhar o meu primeiro Grand Slam de duplas é indescritível. Esse tipo de torneio começa pra gente, desde pequeno, como um sonho. Aos poucos vai se tornando realidade, depois passa a virar um objetivo, e agora passa a ser um título. Realmente é muito especial. A gente trabalha para isso e se sacrifica para esse momento. Uma vitória como essa, faz tudo valer a pena”, disse um emocionado Bruno.

 

Para conquistarem o título, Bruno e Murray precisaram de 2h19min e muita maestria para superarem Nestor e Stepanek, de virada. “Foi super disputado. Não tinha como esperar outra coisa. Eles são super experientes e entraram muito sólidos e soltos. Demoramos um pouco para entrar no jogo. No início do segundo set conseguimos nos soltar e depois da quebra, impusemos nosso jogo e até o final poderia ter sido um pouco mais fácil. Salvaram umas bolas espíritas, mas foi importante manter a tranquilidade e conseguir fechar o jogo.”

 

O título consolida um momento especial para Bruno Soares, que iniciou este ano a parceria com Jamie Murray e desde então conseguiram uma semifinal e dois títulos, sendo que um foi o maior que se poderia esperar, um Grand Slam.

 

"Não é uma surpresa que a gente tenha se dado bem em quadra tão rápido. Quando resolvemos jogar juntos, quando o Jamie me convidou, a gente já imaginou que poderia ser uma dupla muito boa. Mas, até aí dizer que ganharíamos o primeiro Grand Slam, o Australian Open, não dava para imaginar. Nós dois fizemos uma pré-temporada muito boa, ficamos em contato e fizemos muitos jogos, apesar de terem sido só dois torneios, antes de chegar aqui." (Bruno e Jamie foram à semi em Doha e ganharam o ATP de Sydney, passando agora a liderar o ranking de duplas na corrida da ATP para Londres).

 

Ainda emocionado com a vitória, Bruno lembrou do feito para o Brasil nas duplas. "É mais um grande feito para o Brasil. Mais um título de Grand Slam, depois de tudo que a gente vem fazendo pelo tênis brasileiro. É mais uma coisa para entrar para a história. Hoje o Brasil tem dois campeões de Grand Slam, nos últimos, 7, 8 meses. É muito especial para o nosso tênis."

 

Com este resultado, e Marcelo Melo como número um do mundo e campeão em Roland Garros, Bruno afirma que é possível sonhar com o Ouro Olímpico. "Dá sim para sonhar com o ouro. Sonhamos com essa medalha desde Londres, em 2012. A gente sabe o nível de tênis que estamos jogando e sabe que joga bem junto e em casa. Com certeza vamos em busca do ouro."

 

Para o Brasil, o título conquistado por Bruno Soares marca a 27ª vez em que um representante do país chega a um título de Grand Slam nas chaves adultas. Veja abaixo todos os Majors de tenistas brasileiros no profissional:

 

BRUNO SOARES - 3 títulos

Australian Open: 2016 (duplas)

US Open: 2012 (duplas mistas) e 2014 (duplas mistas)

 

MARCELO MELO – 1 título

Roland Garros: 2015 (duplas)

 

GUSTAVO KUERTEN - 3 títulos

Roland Garros: 1997 (simples), 2000 (simples) e 2001 (simples)

 

THOMAZ KOCH - 1 título

Roland Garros: 1975 (duplas mistas)

 

MARIA ESTHER BUENO - 19 títulos

Australian Open: 1960 (duplas)

Roland Garros: 1960 (duplas e duplas mistas)

Wimbledon: 1958 (duplas), 1959 (simples), 1960 (simples e duplas), 1963 (duplas), 1964 (simples), 1965 (duplas), 1966 (duplas)

US Open: 1959 (simples), 1960 (duplas), 1962 (duplas), 1963 (simples), 1964 (simples) e 1966 (simples e duplas) e 1968 (duplas)

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio  do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Acompanhe a CBT nas mídias sociais: Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/cbtenis