Paula Gonçalves fura o quali e se garante na chave principal do Rio Open
Paula Gonçalves fura o quali e se garante na chave principal do Rio Open 14 Fev 2016

Foto: João Pires/Fotojump

Rio de Janeiro (RJ), 14 de fevereiro de 2016 – A paulista Paula Gonçalves, atleta patrocinada CBT/Correios, foi a única brasileira a passar pelo qualifying, neste domingo, e garantir vaga para jogar a chave principal do Rio Open.

 

Número 286 do ranking mundial, Paula venceu na rodada final a francesa Alizé Lim, 157ª, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3. A adversária da estreia será a israelense Julia Glushko, 127ª.

 

Será a terceira vez que Paula disputa a chave principal do Rio Open, porém nas outras duas oportunidades recebeu convite da organização. "A conquista dessa vaga é muito importante, porque entrei por mérito. Recebi convite para o quali, mas vim para cá, venci os dois jogos e consegui. Nas duas partidas entrei tranquila, mesmo enfrentando adversárias duras. Estou bem feliz", disse a tenista de Campinas, treinada pelo ex-jogador Carlos Kirmayr.

 

A adversária da estreia no Rio Open já alcançou a 79ª posição no ranking, em 2014, mas Paula tem um retrospecto favorável contra ela. Venceu dois dos três jogos disputados, sendo que os dois últimos foram na temporada 2015. "Foi engraçado quando soube que iria enfrentá-la na estreia, porque tinha olhado a chave e pensei que seria uma boa adversária para a primeira rodada".

 

Com a entrada de Paula no Rio Open, são sete brasileiros na competição, jogando simples: Paula, Teliana Pereira, Gabriela Cé, Beatriz Haddad Maia, Thomaz Bellucci, João Souza e Thiago Monteiro.

 

O Brasil tinha chance de colocar outro jogador no Rio Open, na chave masculina. Mas Rogerio Dutra Silva, atleta patrocinado CBT/Correios, foi superado pelo português Gastão Elias, com parciais de 1/6 7/5 6/2.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.