ITF realizou seminário para referees de Copa Davis e Fed Cup em Londres
ITF realizou seminário para referees de Copa Davis e Fed Cup em Londres 15 Fev 2016

Foto: Divulgação/ITF

Londres (ING), 15 de fevereiro de 2016 – A Federação Internacional de Tênis (ITF) realizou em sua sede em Londres, nos dias 10 e 11 de fevereiro, um Seminário com os Referees dos eventos de Copa Davis e Fed Cup.

 

Ao todo, 19 referees de todo mundo participaram do seminário, entre eles o brasileiro Ricardo Reis, coordenador de arbitragem da Confederação Brasileira de Tênis. O evento foi predominantemente para os oficiais que trabalham em confrontos do Grupo Mundial da Copa Davis e da Fed Cup por BNP Paribas, além da presença e alguns referees de Zonais I e II.

 

O objetivo do seminário foi reunir os oficiais que trabalham regularmente de forma independente em eventos da Copa Davis e Fed Cup e garantir um nível de compreensão mútua a respeito de regras e procedimentos, bem como para fornecer aos árbitros mais informações sobre os departamentos individuais da ITF.

 

“Após muitos anos, concordamos que seria benéfico para nossos oficiais reuní-los de modo que estamos todos na mesma páfina quando se trata de deveres e procedimentos”, afirmou Soeren Friemel, chefe de arbitragem da ITF.

 

“Há sempre diferentes formas de lidar com certas questões, mas é bom para nossos árbitros das diferentes regiões ter uma abordagem consistente, completou Friemel.

 

Assim como as discussões específicas dos procedimentos em quadra, o conhecimento da função de referee e o uso de linguarem corporal e gestos enquanto no centro das atenções, o seminário proporcionou aos árbitros uma compreensão detalhada dos departamentos internos da ITF, incluindo os de Antidoping, Comunicações, Comercial, Operações de Eventos, Live Scoring e Técnico.

 

O seminário também forneceu mais informações sobre o trabalho da Unidade de Integridade do Tênis (TIU, sigla em inglês).

 

“O retorno de ambas as partes foi muito positivo, então a meta é garantir que este se torne um evento mais regular”, explicou Friemel. “Gostaríamos de incluir mais árbitros de níveis inferiores no futuro, para que possamos ter mais experiência de todos os lados, mas foi um começo positivo”, finalizou o chefe de arbitragem da ITF.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.