Monteiro vence set, mas é superado por Pablo Cuevas no Brasil Open
Monteiro vence set, mas é superado por Pablo Cuevas no Brasil Open 26 Fev 2016

São Paulo (SP), 26 de fevereiro de 2016 - O cearense Thiago Monteiro, atleta patrocinado CBT/Correios, encerrou na noite desta sexta-feira a sua bela campanha no Torneio Aberto Internacional de Tênis do Brasil - Brasil Open 2016, realizado no Esporte Clube Pinheiros. O tenista brasileiro foi superado pelo uruguaio Pablo Cuevas, atual campeão, de virada por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3, em 2h de partida. As semifinais acontecem neste sábado, a partir das 12h, com transmissão ao vivo do Bandsports e SporTV 3.

 

Monteiro e Cuevas se encontraram pela segunda vez consecutiva e, assim como no Rio de Janeiro, o cabeça de chave 3 aproveitou sua experiência para sair vitorioso na quadra. "Comecei um pouco mais conservador, sem tanta agressividade. Às vezes muito calmo, até por querer estar tranquilo demais. Comecei um pouco apagado, mas fui pouco a pouco subindo a intensidade e jogando melhor", analisou o uruguaio.

 

"(Thiago) é um jogador muito talentoso e completo. Jogou muito bem no Brasil essas duas semanas e tem muito futuro", disse sobre o adversário brasileiro.

 

Esta foi a sétima partida seguida do número 27 do ranking contra um tenista canhoto, e Cuevas comemorou o fato do próximo adversário, o sérvio Dusan Lajovic, não ser mais um nesta sequência. "Amanhã por sorte acaba a era dos canhotos. Vou me adaptar. É bem mais fácil jogar contra um destro. Vou tentar manter o nível de todos esses jogos e chegar a outra final", finalizou.

 

Lajovic garantiu a vaga em sua primeira semifinal com a vitória sobre o português Gastão Elias por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/0.

 

Apesar da derrota nas quartas de final, Monteiro ficou satisfeito com a boa campanha e espera dar continuidade ao bom momento, agora voltando a disputar os torneios Challenger. "Hoje foi um bom jogo. Consegui manter um bom nível, apesar de a intensidade cair um pouco. Cuevas é um cara muito sólido e experiente, soube aproveitar. Mas saio muito feliz com a minha campanha no Brasil Open. Foi um torneio que me deu muita confiança. Hoje escapou, mas agora é seguir motivado", afirmou.

 

"Foram duas semanas muito especiais e produtivas para mim. As vitórias que eu consegui foram muito importantes. Só tenho a agradecer a oportunidade. Fico feliz de poder competir de igual para igual com estes jogadores. Vou tentar me acostumar com este ritmo e treinar cada vez mais forte para alcançar este nível", finalizou Monteiro.

 

A outra semifinal será disputada entre os espanhóis Pablo Carreño Busta e Inigo Cervantes. Será a 10ª vez que o Brasil Open terá um finalista espanhol em 16 edições. Carreño derrotou o compatriota Roberto Carballes Baena, com 6/0 e 6/3, enquanto Cervantes superou o argentino Federico Delbonis por 7/6(6), 2/6 e 6/4.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.