Chuva interrompe jogo de Décamps no 46o. Banana Bowl
Chuva interrompe jogo de Décamps no 46o. Banana Bowl 10 Mar 2016

São José dos Campos (SP), 10 de março de 2016 – O 46º Banana Bowl - Troféu Alcides Procopio conheceu nesta quinta-feira as classificadas para as quartas de final na chave feminina de 18 anos e quase todos os que avançaram na chave masculina. A chuva interrompeu por três vezes o jogo entre o brasileiro Gabriel Décamps e o americano Vasil Kirkov, que terá o terceiro set disputado nesta sexta-feira, a partir das 8h30, na Associação Esportiva São José, em São José dos Campos.

 

A chave de 18 anos masculino tem três países na busca pelo título inédito. Tenistas do Japão, Israel e Alemanha tentam colocar suas nações entre as campeãs do mais tradicional torneio juvenil disputado no Brasil na chave masculina. Na chave feminina, Japão e Grã-Bretanha podem ter o título pela primeira vez. 

 

O único jogo de oitavas de final na categoria 18 anos que não foi encerrado nesta quinta-feira envolvia o paulista Gabriel Décamps que empatava com o americano Vasil Kirkov por 6/3 5/7 2/2, quando o jogo foi interrompido por chuva. Quem vencer, terá a dura missão de desafiar o cabeça 2 americano Ulises Blanch que passou pelo chileno Matías Soto com placar de 6/3 6/2.

 

Principal cabeça de chave, o japonês Yosuke Watanuki garantiu lugar nas quartas de final ao derrotar o alemão Valentin Guenther por 6/7(3) 6/3 6/1. Ele agora enfrenta o israelense Yshai Oliel, que marcou 6/2 6/0 no americano Jonathan McNally. Já o cabeça 9 alemão Nicola Khun, que treina na Espanha, virou contra o sexto favorito americano Sam Riffice por 2/6 7/5 6/2 e joga contra mais um atleta dos Estados Unidos, Oliver Crawford, que marcou duplo 6/3 no japonês Toru Horie, cabeça de chave 3.

 

O paulista Lucas Koelle foi superado em duelo sul-americano com o argentino Sebastian Baez, com parciais de 6/1 6/7(3) 6/4. Koelle perdia o último set por 4/1, conseguiu buscar o empate e teve oportunidade de quebra quando o set estava empatado por 4/4. Mas Baez venceu os últimos sete pontos para definir o confronto. Baez, que havia perdido o único duelo anterior contra Koelle na categoria principal, enfrenta agora o cabeça 10 alemão Louis Wessels que venceu o americano Brandon Holt nas oitavas por 6/4 7/6(5) no tiebreak. O duelo é inédito no circuito.

 

Atletas que derrubaram as duas principais cabeças de chave do torneio na segunda rodada, a americana Caty McNally e a britânica Emily Appleton e não cederam sets nesta quinta-feira para garantir presença nas quartas de final. McNally derrotou a equatoriana Rafaella Baquerizo por 6/4 6/0 e enfrenta a húngara Panna Udverdy, cabeça de chave 5. Appleton derrotou mais uma cabeça de chave, a equatoriana Camila Romero, com 6/2 6/1, e encara a japonesa Ayumi Miyamoto, sexta favorita, que passou pela peruana Dominique Schaefer com 6/7(2) 6/1 6/4.

 

A melhor ranqueada entre as classificadas para as quartas de final é a paraguaia Lara Escauriza, cabeça de chave 3, que desbancou a israelense Shelly Krolitzky com 6/4 7/5 e enfrenta a americana Natasha Subhash, que passou pela argentina Melany Krywoj por duplo 7/5. O outro duelo definido será entre a colombiana Emiliana Arango, que venceu a romena Selma Cadar por 6/1 6/4, e a sueca Mirjam Bjorklund, classificada ao bater a americana Ellie Douglas com duplo 7/5.

 

 

Brasil tem semifinalistas de 14 e 16 anos feminino - A gaúcha Laura Wayerbacher e a mineira Marina Figueiredo garantiram vaga nas semifinais de 16 anos em São José dos Campos nesta quinta-feira. Wayerbacher derrotou a paraguaia Susan Doldán Viñales por 6/1 6/1 e encara a principal favorita, a venezuelana Luniuska Delgado, enquanto Figueiredo passou pela argentina Camila Romero com 6/2 3/0 e retirada para aguardar entre a peruana Melissa Moscoso e a mineira Isabela Souza, que tiveram a partida interrompida devido à chuva.

 

 

Depois de duas vitórias sem perder games, a goiana Nalanda Silva teve uma partida complicada contra a boliviana Isabella Ciancaglini, mas venceu com 0/6 6/3 7/6(3) para ir à semifinal contra a colombiana Maria Torres. Cabeça de chave 1, Maria Fernanda Menezes foi superada pela colombiana Jessica Plazas por 7/6(2) 2/6 6/3. A outra semifinalista é a chilena Jimar Gerald.

 

 

Chaves masculinas do COSAT são prejudicadas pela chuva - A interrupção causada pela chuva atrapalhou bastante nesta quinta-feira a disputa de 14 e 16 anos masculino. Na chave masculina ficou faltando a definição de três classificados para as quartas de final. Avançaram o argentino Santiago de la Fuente, o colombiano Mateo Gomez, o uruguaio Francisco Llanes, o equatoriano Juan Zabala Vargas e mais um argentino, Roman Burruchaga, filho do ex-jogador de futebol Jorge Burruchaga.

 

 

Os brasileiros Guilherme Zotin, Gabriel Generoso, Roberto Cotrim Neto e Natan Rodrigues, além do argentino Josue Encinas e o uruguaio Juan Fumeaux buscam três vagas nas quartas de final. Já na chave de 16 anos masculino não houve nenhum resultado definido, ficando a disputa toda para esta sexta-feira, a partir das 8h30.

 

Confira as chaves e a programação de todas as categorias no site oficial www.bananabowl.org.

 

O 46º Banana Bowl tem o patrocínio de Correios, com supervisão da ITF (Federação Internacional de Tênis), Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e apoio da Associação Esportiva São José/Clube de Campo Santa Rita. A realização é da Federação Paulista de Tênis.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.