Americano e húngara conquistam títulos do 46º Banana Bowl
Americano e húngara conquistam títulos do 46º Banana Bowl 13 Mar 2016

São José dos Campos (SP), 13 de março de 2016 – O 46º Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio terminou neste domingo com a definição dos campeões de simples nas categorias 18 anos masculino, 18 anos feminino, 16 anos masculino e 14 anos masculino, na Associação Esportiva São José, em São José dos Campos.

 

Em um duelo de bons sacadores, o americano Ulises Blanch superou o alemão Louis Wessels, com parciais de 6/4 6/7(6) 7/6(6), para conquistar o seu primeiro título de 18 anos do Banana Bowl e o sexto dos Estados Unidos, se igualando a John McEnroe, Bill Stanley, David Witt, Andy Roddick e Spencer Papa.

 

A disputa foi empolgante para o público na quadra central da Associação Esportiva São José. Os golpes sólidos de fundo de quadra e os bons saques ajudaram na emoção do jogo em que Blanch precisou salvar dois match points para vencer.

 

"É um sentimento incrível, salvei dois match points, foi uma partida muito dura e joguei extremamente bem", disse Blanch após a final. "Nós dois somos bons sacadores, mas também devolvemos muito bem. Tentei devolver o melhor que eu poderia e variar o jogo. Estou aliviado por poder vencer", comemorou Blanch.

 

Apesar dos match points perdidos, Wessels sai feliz com a campanha. "É sempre difícil perder depois de dois match points, mas foi uma partida incrível, uma semana muito boa e Blanch é um grande jogador". O alemão ainda gostou de jogar no Brasil e com grande público. "É um sentimento incrível jogar com tanta gente, só havia jogado assim uma vez, mas o apoio e os aplausos foram incríveis. Fico em segundo, mas é bom também. Amanhã é um novo dia".

 

Com um bom público na quadra central, a húngara Panna Udvardy conseguiu uma grande virada diante da britânica Emily Appleton para conquistar o título de 18 anos feminino, fechando o jogo com parciais de 4/6 6/4 6/3.

 

"É o meu primeiro título de G1 e então eu fico muito feliz por isso. Foi uma final dura e precisei estar focada em cada bola", disse Udvardy após a partida. "Ela estava sacando muito bem, então o jogo mentalmente foi muito duro, era difícil para devolver", afirmou a campeã Udvardy.

 

Em mais um jogo decidido apenas no terceiro set, como já havia ocorrido nas quartas de final e na semifinal, Udvardy conseguiu o segundo título do Banana Bowl para a Hungria, que teve uma campeã anteriormente em 1999, com Aniko Kapros.

 

Appleton, que é criada em quadras duras ou de grama, já revelou que gosta muito do Banana Bowl e aos 16 anos sonha em conquistar o título no ano que vem. "É claro que vou voltar, eu amei cada minuto aqui, tirando as interrupções por chuva. Foi um grande torneio e Panna jogou muito bem esta semana", afirmou a britânica.

 

Viradas marcam finais de compatriotas nos 14 e 16 anos

 

O brasiliense Gilbert Klier Junior conseguiu uma grande recuperação neste domingo para conquistar pela primeira vez o título do Banana Bowl na categoria 16 anos masculino diante do pernambucano João Lucas Reis, com 0/6 6/2 6/1.

 

"Comecei errando um pouco mais que o normal, numa intensidade um pouco abaixo, ele jogou bem e passou por cima. No segundo set, eu consegui uma intensidade mais alta e fiz com que ele jogasse mais os pontos, parei de errar e dei menos chances para ele", comemorou Gilbert.

 

O tenista treinado na AABB de Brasília garantiu o primeiro título de um brasileiro na chave masculina de 16 anos desde 2012, quando Marcelo Zormann havia sido o vencedor. Ele coloca seu nome em uma galeria de campeões que tem Gustavo Kuerten em 1992, Jaime Oncins em 1986 e Cássio Motta em 1976, entre outros. "Significa muita coisa saber que os melhores jogadores do Brasil já venceram esse torneio. É muito bom".

 

A final de 14 anos masculino também terminou com o perdedor do primeiro set levando a melhor. O argentino Santiago de la Fuente derrotou o compatriot Josue Mamani com 3/6 6/2 6/2.

 

Alagoano e gaúcha vencem o Bananinha Bowl

 

No Clube Comercial de Lorena, foram conhecidos os vencedores de simples do Bananinha Bowl na categoria 12 anos, com o alagoano Guilherme Barbosa e a gaúcha Amanda Oliveira conquistando os títulos no interior paulista.

 

Guilherme Barbosa, que no sábado havia conquistado as duplas ao lado do pernambucano Aécio Fonte, faturou o título de simples ao derrotar o paranaense Lucca Liu com 4/6 6/2 6/3. Já Amanda Oliveira conseguiu vencer a chave feminina ao superar na decisão a paulista Ana Candiotto, com parciais de 6/1 6/7 6/1.

 

Veja a lista de campeões do 46º Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio com os resultados finais:

 

Simples

18M: Ulises Blanch (EUA) d. Louis Wessels (ALE) - 6/4 6/7(6) 7/6(6)

18F: Panna Udvardy (HUN) d. Emily Appleton (GBR) - 4/6 6/4 6/3

16M: Gilbert Klier Junior (BRA) d. João Lucas Reis (BRA) - 0/6 6/2 6/1

16F: Luniuska Delgado (VEN) d. Marina Figueiredo (BRA) - 7/5 6/2

14M: Santiago de la Fuente (ARG) d. Josue Mamani (ARG) - 3/6 6/2 6/2

14F: Jimar Gerald (CHI) d. Nalanda Silva (BRA) - 6/4 6/3

 

Duplas

18M: Ulises Blanch (EUA)/Yosuke Watanuki (JAP) d. Juan Carlos Aguilar (BOL)/Bruno Britez (PAR) - 7/6(4) 7/6(4)

18F: Mai Hontama (JAP)/Ayumi Miyamoto (JAP) d. Mirjam Bjorklund (SUE)/Maria Portillo Ramirez (MEX) - 7/5 6/4

16M: Matheus Pucinelli (BRA)/João Lucas Reis (BRA) d. Mateus Alves (BRA)/Boruch Skierkier (ARG) - 6/4 6/4

16F: Luniuska Delgado (VEN)/Marina Figueiredo (BRA) d. Heidy Doldán (PAR)/Susan Doldán (PAR) - 6/3 6/1

14M: Roman Burruchaga (ARG)/Santiago de la Fuente (ARG) d. Pedro Boscardin (BRA)/Natan Rodrigues (BRA) - 4/6 6/1 10-7

14F: Isabella Ciancaglini (BOL)/Maria Torres Murcia (COL) d. Namie Isago (BRA)/Nalanda Silva (BRA) – 7/6(3) 6/3

 

Bananinha Bowl

 

Simples

12M: Gabriel Barbosa (AL) d. Lucca Liu (PR) - 4/6 6/2 6/3

12F: Amanda Oliveira (RS) d. Ana Candiotto (SP) - 6/1 6/7 6/1

11M: Tiago Franco (SP) d. Otavio Santos (SP) - 4/2 4/2

10M: Stephan Koelle (SP) d. Vinicius Magrin (SP) - 4/2 4/1

10F: Allegra Hodson (SC) d. Cecilia Costa (PE) - 4/1 4/0

9M: Bernardo Fuckner (SC) d. Bruno Malacarne (SP) - 5/3 4/1

9F: Martina Basualdo (SP) campeã, Manuela Vieira (SP) vice - Round Robin

8M: Francisco Damorim (SP) d. Enrico Vellenich (SP) - 4/1 4/0

8F: Maria Pittigliani (SP) campeã, Julia Miranda (SP) vice - Round Robin

 

Duplas

12M: Gabriel Barbosa (AL)/Aécio Fonte (PE) d. Gabriel Resende (PR)/Lucca Liu (PR) - 6/0 6/0

12F: Ana Candiotto (SP)/Maria Oliveira (DF) d. Amanda Oliveira (RS)/Maria Mauad (PR) - 7/6(4) 6/4

11M: Matheus Delgado (SP)/Duda Didier (SP) d. Otavio Santos (SP)/Kauã Santos (RJ) - 4/0 3/5 11-9

10M: Thiago Guglieri (RS)/Vinicius Magrin (SP) d. Augusto Machado (RS)/Guilherme Barbosa (AL) - 4/2 4/1

10F: Allegra Hodson (SC)/Bianca Bernardes (MG) d. Olivia Carneiro (SP)/Julia Pereira (SP) - 4/1 4/1

9M: Bruno Malacarne (SP)/Enzo Flores (SP) d. João Toffoli (SC)/Bernardo Fuckner (SC) - 4/2 4/2

 

Confira as chaves e a programação de todas as categorias no site oficial www.bananabowl.org. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.