Brasil garante Mundial e busca título feminino no Sul-Americano de 14 anos
Brasil garante Mundial e busca título feminino no Sul-Americano de 14 anos 06 Mai 2016

Foto: Notitenis 

Assunção (PAR), 6 de maio de 2016 - O Time Correios Brasil da categoria 14 anos feminino decide neste sábado o título Sul-Americano com a Argentina em Assunção, no Paraguai, após garantir a liderança do Grupo B e o retorno ao Mundial da categoria pela primeira vez desde 2011.

 

Em um dia chuvoso, com jogos atrasados, o Brasil encerrou sua participação na primeira fase perdendo o último confronto para o Equador por 2 a 1, já com a vaga na final garantida depois de ter vencido as equipes de Venezuela, Bolívia e Paraguai, além de contar com a vitória venezuelana diante do Equador.

 

Na primeira partida de simples contra o Equador, a goiana Nalanda Silva derrotou Ana Paula Yepez por 2 sets a 0, com 6/3 6/2, em 1h25min. Mell Rasco, que já havia representado o time equatoriano no Sul-Americano de 16 anos, igualou a disputa ao derrotar a baiana Maria Fernanda Menezes por 6/2 6/3, em 1h20min.

 

Nas duplas, Nalanda Silva e a mineira Ana Flavia Rodrigues foram superadas por Ana Belen Leon e Mell Rasco por 2 sets a 1, com parciais de 7/5 5/7 13-11, em 1h40min de partida, disputada apenas à noite, após a cerimônia oficial de abertura da competição.

 

Neste sábado, o time brasileiro busca o título contra a Argentina, que terminou na liderança do Grupo A, à frente de Chile, Peru, Colômbia e Uruguai. Os dois últimos títulos femininos do Brasil no torneio continental foram em 2003 e 2010. A disputa do terceiro lugar será entre as equipes de Chile e Equador.

 

O Sul-Americano masculino terá a final disputada entre Argentina, vencedora do Grupo A, e Uruguai, que terminou na liderança do B, enquanto a decisão pelo terceiro lugar e a respectiva vaga no Mundial será entre Venezuela e Equador.

 

O Brasil acabou ficando fora da busca pelo Mundial ao perder para a Argentina por 2 a 0, em partidas equilibradas, ambas decididas no terceiro set. O mineiro Bruno Oliveira perdeu para Roman Burruchaga com parciais de 1/6 6/3 7/6(3), em 2h23min. O baiano Natan Rodrigues também perdeu de virada contra Santiago de la Fuente, com 3/6 6/4 7/5, em 2h28min. Com o confronto já definido, a partida de duplas não foi realizada.

 

O time masculino brasileiro joga neste sábado a disputa do quinto lugar contra a Colômbia, que ficou em terceiro lugar no Grupo B. Após cinco anos consecutivos disputando o Mundial, quatro deles como campeão sul-americano, o Brasil não conseguiu a vaga para competir em Protejov, na República Tcheca.

 

O Time Correios Brasil em Assunção é formado pelos tenistas Natan Rodrigues, Bruno Oliveira e Pedro Boscardin Dias, acompanhados pelo capitão Mario Mendonça, no masculino, e pelas jogadoras Maria Fernanda Menezes, Nalanda Silva e Ana Flávia Rodrigues, além do capitão Eduardo Gordilho no feminino. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.