Brasil é campeão sul-americano de 14 anos feminino no Paraguai
Brasil é campeão sul-americano de 14 anos feminino no Paraguai 07 Mai 2016

Assunção (PAR), 7 de maio de 2016 - O Time Correios Brasil conquistou neste sábado o título sul-americano feminino da categoria 14 anos em Assunção, no Paraguai, ao derrotar a Argentina por 2 a 1, encerrando um jejum de cinco anos sem o primeiro lugar na competição continental, além de garantir vaga no Campeonato Mundial da categoria, o ITF World Junior Tennis, que acontece de 1 a 6 de agosto em Protejov, na República Tcheca.

 

A goiana Nalanda Silva disputou a primeira partida de simples da final neste sábado contra Valentina Mutilba e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 6/1, em 1h26min. No segundo jogo, a argentina Ana Geller levou a melhor contra a baiana Maria Fernanda Menezes e igualou a série ao fechar com parciais de 6/3 6/0, em 54 minutos.

 

O título foi definido nas duplas, com Nalanda Silva e a mineira Ana Flávia Rodrigues derrotando Ana Geller e Valentina Mutilba por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 6/3, em 1h10min.

 

Além de Brasil e Argentina, também disputará o Mundial de 14 anos feminino o Equador, que derrotou o Chile na decisão do terceiro lugar em Assunção. Para o Mundial masculino, se classificaram a Argentina, campeã ao derrotar o também classificado Uruguai na final, além do Equador, que levou a melhor diante da Venezuela na disputa pelo terceiro lugar.

 

A última conquista brasileira no Campeonato Sul-Americano de 14 anos feminino havia ocorrido em 2010, quando a equipe derrotou o Paraguai na final, na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, quando a equipe do Brasil contou com as tenistas Beatriz Haddad Maia, Ingrid Gamarra Martins e Luana Trautwein.

 

O time masculino do Brasil encerrou o Sul-Americano em quinto lugar ao derrotar a Colômbia por 2 a 0 neste sábado. O mineiro Bruno Oliveira venceu a primeira partida de simples contra Juan Pablo Espinel por duplo 6/0, em 1h. No segundo jogo de simples, o baiano Natan Rodrigues derrotou Mateo Gomez por duplo 6/2, em 1h12min. Com o confronto definido, a partida de duplas não foi disputada.

 

O Time Correios Brasil em Assunção foi formado pelas tenistas Maria Fernanda Menezes, Nalanda Silva e Ana Flávia Rodrigues, além do capitão Eduardo Gordilho no feminino, e pelos jogadores Natan Rodrigues, Bruno Oliveira e Pedro Boscardin Dias, acompanhados pelo capitão Mario Mendonça, no masculino.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.