Bellucci faz grande jogo, mas Djokovic consegue a virada em Roma
Bellucci faz grande jogo, mas Djokovic consegue a virada em Roma 12 Mai 2016

Foto: Antonio Constantini/Divulgação

 

Roma (ITA), 12 de maio de 2016 - Apresentando um excelente nível de tênis, o paulista Thomaz Bellucci, atleta patrocinado CBT/Correios, surpreendeu, nesta quinta-feira, o tenista número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, aplicando 6/0, no primeiro set da partida válida pelas oitavas de final de Roma.

 

Mesmo jogando bem, o tenista número 1 do Brasil não conseguiu segurar a vantagem e foi superado em três sets, com parciais de 0/6 6/3 6/2, em 1h37min de partida.

 

Havia quatro anos que o sérvio não perdia um set por 6/0. A última vez foi em 2012, na final do Masters de Cincinnati, contra Roger Federer, que venceu por 6/0 7/6. O sérvio perdeu sets por 6/0 nove vezes na carreira, sendo uma delas contra outro brasileiro, o gaúcho Francisco Costa. Em seis ocasiões, Djokovic conseguiu a vitória mesmo assim.

 

"Fiz um primeiro set perfeito, jogando um alto nível de tênis e nos dois sets seguintes ele praticamente não errou. Mérito dele de sair do buraco e conseguir ganhar de mim. Fiquei chateado por não ter conseguido a vitória, mas satisfeito por ter mantido um nível muito bom por três sets contra um cara que praticamente não perdeu de ninguém nos últimos dois anos", afirmou Bellucci.

 

Bellucci ressalta a importância de reencontrar seu melhor tênis. "Independente do resultado, foi um excelente jogo. Estou voltando a jogar em alto nível e espero consolidar meu jogo daqui para frente para não deixar escapar os resultados. É difícil manter a pressão em cima do Djokovic o tempo todo para poder ganhar, mas acredito que me aproximei muito do nível de tênis que eu e minha equipe estamos buscando todos os dias", disse o brasileiro, que repete em Roma a mesma campanha do ano passado e foca suas atenções para Roland Garros.

 

O tenista número 1 do Brasil foi elogiado por Novak Djokovic que destacou o alto nível do primeiro set jogado por Bellucci. “No primeiro set, eu fui varrido de quadra por Bellucci", disse Djokovic. “O primeiro set, dou crédito a ele. As devoluções estavam muito profundas e agressivas, ele sacou muito bem e batia de todos os cantos".

 

Djokovic afirma que o primeiro game do segundo set, quando travou uma longa disputa com Bellucci e levou a melhor, foi fundamental para conseguir a recuperação na partida. "O game crucial foi o primeiro do segundo set, em que eu confirmei meu saque. Então eu senti que as coisas começaram a seguir meu caminho. Taticamente eu mudei as certas coisas, comecei a mudar o ritmo, movimentá-lo de um canto a outro e usei um pouco de variações e bolas mais curtas. Funcionou bem".

 

Bellucci segue agora para Genebra, na Suíça, para a disputa do ATP 250 onde conquistou seu título mais recente, no ano passado. O tenista número 1 do Brasil tem pontos importantes a defender antes de disputar Roland Garros, na França.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.