Brasil tem maior delegação dos últimos 20 anos em Roland Garros
Brasil tem maior delegação dos últimos 20 anos em Roland Garros 15 Mai 2016

São Paulo (SP), 15 de maio de 2016 - O tênis brasileiro inicia nesta segunda-feira a participação no mais charmosos dos quatro torneios de Grand Slam: Roland Garros, em Paris, na França. E nesta edição o Brasil tem sua delegação mais numerosa de jogadores profissionais em mais de 20 anos, com o total de 13 tenistas entre os que disputam os qualifyings masculino e feminino, as chaves principais masculina e feminina de simples e duplas.

 

O qualifying masculino abre as atividades em Paris com quatro brasileiros em ação: o cearense Thiago Monteiro, que faz sua estreia em quali de Grand Slams no profissional, os gaúchos André Ghem e Guilherme Clezar e o paulista João Souza, o Feijão. Neste ano o Brasil também tem duas participantes no qualifying feminino, com as paulistas Beatriz Haddad Maia e Paula Gonçalves, que faz sua estreia em um quali de Grand Slam.

 

Teliana Pereira tem sua presença assegurada na chave principal feminina de simples, enquanto na masculina o Brasil já tem dois representantes: Thomaz Bellucci, que vem de uma boa campanha no Masters 1000 de Roma e disputa nesta semana o ATP de Genebra, na Suíça, em busca da defesa do título conquistado em 2015, e Rogerio Dutra Silva, que conquistou neste domingo o oitavo título de challenger da carreira em Bordeaux, na França.

 

Atual campeão de duplas de Roland Garros, o mineiro Marcelo Melo puxa a fila de mais quatro tenistas brasileiros que competem nas duplas em Paris. Número 1 do ranking mundial, Melo joga novamente ao lado do croata Ivan Dodig. Bruno Soares, que vem de título no Australian Open ao lado do britânico Jamie Murray, repete a formação na França em busca do título inédito. 

 

André Sá joga sua 17ª edição seguida de Roland Garros, mais uma vez nas duplas, ao lado do australiano Chris Guccione, enquanto o gaúcho Marcelo Demoliner forma dupla com o croata Marin Draganja no Grand Slam francês. Além de jogar a chave masculina de simples, Thomaz Bellucci também disputará as duplas ao lado do eslovaco Martin Klizan em Roland Garros. 

 

Nem mesmo na Era Guga, entre os anos de 1996 e 2008, o Brasil teve o mesmo número de tenistas participantes em Roland Garros entre chaves e qualifying. Em 1996, eram apenas seis jogadores competindo, sendo todos do masculino e nenhum na chave de duplas. O número mais próximo que o Brasil chegou a ter de tenistas nas últimas duas décadas foi nos anos de 2009, 2010 e 2011, já no início do patrocínio dos Correios à Confederação Brasileira de Tênis, quando o país contou com o total de 12 participantes em Paris, mas sem representação feminina em chaves principais e no qualifying.

 

Os tenistas André Sá, Beatriz Haddad Maia, Bruno Soares, Guilherme Clezar, Marcelo Demoliner, Marcelo Melo, Paula Gonçalves, Rogerio Dutra Silva, Teliana Pereira, Thiago Monteiro e Thomaz Bellucci são atletas que recebem patrocínio CBT/Correios.

 

Neste ano o torneio é fundamental para os tenistas brasileiros, pois antecede os rankings que serão usados como base na classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 6 de junho, sendo que uma boa campanha em Roland Garros pode garantir vaga no torneio olímpico.

 

Confira abaixo a programação de jogos desta segunda-feira:

 

Quadra 15 - segundo jogo (por volta das 11h30 locais - 6h30 de Brasília)

Andrea Arnaboldi (ITA) vs JOÃO SOUZA (BRA)

 

Quadra 13 - terceiro jogo (por volta das 13h locais - 8h de Brasília)

Henri Laaksonen (SUI) vs ANDRÉ GHEM (BRA)

 

Quadra 6 - quarto jogo (por volta das 14h30 locais - 9h30 de Brasília)

GUILHERME CLEZAR (BRA) vs Frances Tiafoe (USA)

 

Quadra 14 - quarto jogo (por volta das 14h30 locais - 9h30 de Brasília)

Ruben Bemelmans (BEL) vs THIAGO MONTEIRO (BRA)

 

 

Acompanhe os resultados de Roland Garros ao vivo pelo site www.rolandgarros.com. Confira diariamente as notícias de todos os tenistas brasileiros que disputam Roland Garros no site da Confederação Brasileira de Tênis: www.cbtenis.com.br.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.