Inscrições do Brasileirão Infantojuvenil se encerram na segunda-feira
Inscrições do Brasileirão Infantojuvenil se encerram na segunda-feira 24 Jun 2016

São Paulo (SP), 24 de junho de 2016 - Maior campeonato nacional de base do tênis no país, o Campeonato Brasileiro Infantojuvenil será realizado entre os dias 21 e 31 de julho no Praia Clube de Uberlândia, em Minas Gerais. As inscrições se encerram já na próxima segunda-feira, dia 27 de julho, no sistema da Confederação Brasileira de Tênis, disponível em www.tenisintegrado.com.br, com valor de R$ 130.

 

O Campeonato Brasileiro Infantojuvenil é o torneio que distribui a maior pontuação no Ranking Nacional CBT, com 500 pontos para os campeões, 400 para os vice-campeões, 300 para os semifinalistas e 200 para os quadrifinalistas (confira a pontuação completa no Regulamento oficial).

 

A composição das chaves também será diferente das demais etapas do Circuito Juvenil Correios, com 14 tenistas entrando direto por ranking, além de oito classificados pelo qualifying e dois convites da CBT nas chaves principais masculinas. Nas chaves femininas, oito atletas entram diretamente por ranking, outras quatro se classificam pelo qualifying e duas terão convite da CBT. 

 

Não haverá vaga para o Brasileirão por seletivas, que neste ano são realizadas antes de cada etapa do Circuito Juvenil Correios. O qualifying será novamente aberto, sem limite de tenistas inscritos e acontecerá entre os dias 21 e 24 de julho. As chaves principais serão disputadas de 28 a 31 de julho, logo após a Copa das Federações, competição por equipes que será disputada nos dias 25, 26 e 27 de julho, no mesmo local.

 

Assim como o Brasileirão, a Copa das Federações também distribui o maior nível de pontuação no Ranking Nacional CBT, com 500 pontos para os atletas da equipe campeã de cada categoria no Grupo A, enquanto os campeões do Grupo 1 ganharão 260 pontos. As inscrições das equipes pelas Federações estaduais se encerram no dia 4 de julho, com o valor de R$ 250 (por federação).

 

A Copa das Federações é disputada em formato semelhante ao das competições internacionais por equipes como a Copa Davis Junior e Fed Cup Junior, com duas partidas de simples e uma de duplas em cada confronto entre federações, com a disputa nas categorias 12, 14, 16 e sub-23 anos masculino e feminino para conhecer a Federação campeã. Em 2015, a Federação Paulista de Tênis foi a campeã na classificação geral.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro.   Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.