Clezar avança no qualifying do Rio Open e fica a uma vitória da chave
Clezar avança no qualifying do Rio Open e fica a uma vitória da chave 18 Fev 2017

Foto: João Pires/Fotojump

 

 

Rio de Janeiro (RJ), 18 de fevereiro de 2017 - O gaúcho Guilherme Clezar estreou com vitória no qualifying do Rio Open, neste sábado, e busca no domingo, por volta das 11h30, a vaga na chave principal. 

 

O atual 281º do ranking mundial vencia o eslovaco Jozef Kovalik, 121º, por 5 games a 1, no primeiro set, quando o adversário desistiu da partida. O rival do tenista gaúcho na luta pela vaga na chave principal do Rio Open será o espanhol Roberto Carballes Baena, 131º, que derrotou o brasileiro campeão juvenil do US Open de 2016 Felipe Meligeni Alves, 1097º, por 6/3 4/6 6/0.

 

O quali define quatro vagas no ATP 500 do Rio, o maior torneio de tênis da América do Sul, que começa na segunda-feira. A entrada no complexo do Jockey Club Brasileiro para a rodada do qualifying é gratuita. 

 

"Entrei na chave do qualifying de última hora, então nem fiz uma preparação adequada para a disputa. Vencer dessa maneira vai ser bom para que eu tenha mais tempo de treino e adaptação para a próxima partida", disse Clezar, amigo do rival deste domingo. "Conheço mais ele do que o Felipe, que ainda está começando sua carreira no profissional. Somos amigos no circuito".

 

Os outros jovens brasileiros que receberam convite para jogar o quali do Rio Open não avançaram à segunda rodada. João Pedro Sorgi foi derrotado pelo belga Arthur De Greef por 6/4 6/3. E Orlando Luz fez jogo equilibrado, mas perdeu para o argentino Guido Andreozzi por 5/7 6/3 6/4. "Queria fazer uma melhor apresentação do que fiz no ano passado (também jogou quali), jogar melhor, e acho que consegui. Joguei bem no primeiro set, ele foi mais efetivo na hora de fechar o jogo. Agora é treinar mais e seguir em frente", disse Orlandinho.

 

De Greef duela pela vaga neste domingo com o dominicano Victor Estrella Burgos, que venceu o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo por um duplo 6/3. Já Andreozzi encara o argentino Nicolas Kicker, algoz do chileno Christian Garin por 6/3 7/6(6). 

 

Os outros dois tenistas que vão duelar pela vaga na chave principal do Rio Open são o japonês Taro Daniel e o italiano Marco Cecchinato. Daniel venceu o primeiro jogo do quali contra o italiano Federico Gaio por 6/1 0/6 6/1, e Cecchinato derrotou seu compatriota Alessandro Giannessi por 7/6 (5) 6/7(4) 6/2.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.