Monteiro vence português de virada e vai à segunda rodada no Rio Open
Monteiro vence português de virada e vai à segunda rodada no Rio Open 21 Fev 2017

Foto: Fotojump

 

 

Rio de Janeiro (RJ), 21 de fevereiro de 2017 - Destaque da edição passada do Rio Open, o cearense Thiago Monteiro mais uma vez animou a torcida que compareceu à quadra Guga Kuerten, nesta terça-feira, ao avançar às oitavas de final da edição 2017 do ATP 500. Monteiro venceu, de virada, o português Gastão Elias por 2 sets a 1, com parciais de 2/6 7/6(4) 6/4, e terá pela frente o vencedor entre o japonês Kei Nishikori e o brasileiro Thomaz Bellucci, que jogam ainda nesta terça-feira.

 

No ano passado, ainda não muito conhecido do público, o cearense de 22 anos também alcançou as oitavas, com direito a vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga, então 9º colocado do ranking, na estreia.

 

Segundo melhor brasileiro da lista mundial, na 85ª posição, o canhoto demorou para "entrar" na partida. No primeiro set, Elias começou sacando bem e jogando mais agressivo. O brasileiro alternava boas jogadas com erros não-forçados, e viu o português quebrar seu saque duas vezes para fechar por 6/2. No segundo, houve mais equilíbrio. Monteiro foi mais preciso e, com o apoio da torcida, levou o set para o tiebreak. Abriu 5 a 4 e, no momento decisivo, viu o português cometer uma dupla falta e jogar uma bola para fora. No set decisivo, soube usar o apoio da torcida para manter o embalo e garantir sua vaga na segunda rodada.

 

Ao vencer, comemorou muito com o público. "Ele começou jogando melhor, errava pouco e eu dei alguns pontos de graça. Mas aos poucos fui entrando na partida, melhorando mentalmente e, com o apoio dos torcedores, com a atmosfera fantástica na quadra central, ganhei ainda mais confiança para buscar a vitória", disse Monteiro, que na semana passada foi às quartas de final no ATP 250 de Buenos Aires.

 

O brasileiro, ainda tímido nas entrevistas coletivas, falou que a campanha no Rio Open no ano passado e a sequência de bons resultados na temporada fizeram com que ele passasse a ser mais conhecido do público e dos jogadores. "Ainda não sou tão assediado como os jogadores famosos, mas mudou um pouco. Também estou conversando mais com os jogadores, alguns vieram me dar parabéns após a vitória, antes isso não acontecia", contou.

 

Sobre o adversário de quinta-feira, disse que iria torcer para Bellucci vencer Nishikori. "Ele tem muito potencial, vou tentar ver a partida e me recuperar para o próximo jogo. Independentemente de quem vencer, são dois jogadores difíceis de enfrentar". 

 

O outro brasileiro em quadra na sessão da tarde desta terça, João Souza, o Feijão, foi eliminado pelo espanhol Pablo Carreno Busta por 6/3 e 6/2.

 

Convidado pela organização, Feijão teve dificuldades contra Busta, que vem crescendo no circuito e no ano passado conquistou seus primeiros dois títulos da ATP. O espanhol enfrentará nas oitavas o vencedor da partida entre o argentino Guido Pella, vice-campeão do Rio Open no ano passado, e o dominicano Victor Estrella Burgos. Burgos entrou na chave principal de lucky-loser após desistência do austríaco Gerald Melzer.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.