Brasileirão 2011 define seus primeiros campeões
Brasileirão 2011 define seus primeiros campeões 14 Jul 2011

Os primeiros campeões do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil 2011 foram conhecidos na manhã desta quinta-feira, no Santa Mônica Clube de Campo, na Grande Curitiba. A chave G1, que contou com mais de 400 tenistas na capital paranaense, definiu os sete grandes campeões das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino, com tenistas do Paraná, São Paulo e Ceará conquistando títulos. 

 

No Circuito Nacional Correios Infanto-juvenil, iniciativa da Confederação Brasileira de Tênis com os seis maiores torneios da categoria passando por todas as regiões do país, a competição é dividida em duas etapas, o G1 e o GA. No G1, que tem a segunda maior pontuação do calendário nacional, a chave do Brasileirão 2011 foi aberta, com mais de 400 jogadores em quadra. Já o GA começou nesta terça e vai até sábado, com a maior pontuação do calendário nacional e os melhores do país, e com gratuidade para todos os jogadores.

 

Nos 12 anos masculino, o paranaense Gustavo Bastos venceu jogo disputado contra o paulista Valter Oshiro, e sagrou-se campeão com virada em parciais de 3/6 7/5 e 6/4.

Já nos 14 feminino, a campeã também foi uma das representantes da casa, a paranaense Gabriela Araújo, que venceu a paulista Victoria Naef na decisão por duplo 6/2.

 

No masculino, o título ficou com paulista Antonioni Fasano, que venceu o baiano Leonardo Menezes com facilidade, parciais de 6/1 6/2.

 

Nos 16 anos, a campeã do feminino foi a cearense Letícia Monteiro, irmã do terceiro melhor tenista juvenil do mundo, Thiago Monteiro, que venceu a mineira Fernanda Bacha com parciais de 6/4 6/1. "Estou muito feliz, meu irmão é um exemplo pra mim e sempre quer fica nervoso com meus resultados. Espero um dia chegar onde ele já chegou", disse ela.

 

E no masculino, o paulista Carlos Longhi Neto venceu a partida mais longa do dia diante do também paulista Fernando Tsuchiya. Em jogo de mais de três horas, Longhi Neto virou a partida depois de largar na frente os dois primeiros sets, e levantou o título com longas parciais de 6/7 7/5 e 7/5.

 

E finalmente nos 18 anos, no feminino a decisão teve duas parceiras de treino, as paranaenses Priscila Garcia e Eduarda Santos. Ao final, Garcia venceu a amiga em parciais de 6/1 3/6 e 7/6(1).

 

No masculino, o cabeça-de-chave oito, o paulista Raul Francisquiny, passeou contra Luiz Felipe Pinto, e levantou o título com 6/0 6/1 na decisão.

Surpresas no GA

 

O dia foi de definição dos quadrifinalistas e de surpresas no GA do Brasileirão 2011, que reúne os melhores ranqueados do país. Nos 12 masculino, o baiano Lucas Cruz, finalista das três etapas do Circuito Nacional Correios até aqui, caiu logo na estréia. A favorita dos 14 anos, a carioca Maria Clara da Silva, não se recuperou de torção no pé e foi eliminada por Nicoli Pereira em duplo 6/0.

 

Nas demais categorias, os favoritos seguem firmes. Nos 12 feminino, a carioca Nicole Souza segue firme para as semifinais depois de vencer Gabriela Nogueira por 6/1 6/2, e agora enfrenta a paulista Thaísa Pedretti. 

 

Nos 14 masculino, o baiano José Evaldo Neto segue sem ser ameaçado, fez 6/1 6/4 no catarinense Renato Rosa Jr. e agora enfrenta Brunno Storani para tentar chegar à semi.

 

Nos 16, os dois favoritos passearam em quadra. A gaúcha Luísa Rosa fez duplo 6/0 na gaúcha Ana Laura John, e agora enfrenta a paulista Rafaela Francisquiny. Já Gabriel Hocevar, também gaúcho, fez 6/0 6/3 em João Cavallieri, e agora tenta as semifinais contra o matogrossense Mathaus Spiering.

 

E nos 18 anos, os dois favoritos confirmaram também nesta quinta. A mineira Marina Pereira, bicampeã do Circuito, fez duplo 6/4 sobre a catarinense Luana Trautwein, e agora enfrenta Bruna Magalhães.

 

Já no masculino, o paulista Thiago Pinheiro fez duplo 6/2 em André Padilha, e agora faz duelo contra Vinícius Ono pelas quartas-de-final.

 

Acesse o blog oficial do circuito: www.circuitojuvenildetenis.com.br/2011 e acompanhe fotos, vídeos e resultados atualizados.

 

O Circuito Nacional Correios de Tênis Infanto-juvenil tem o patrocínio oficial dos Correios, o co-patrocínio da Mapfre Seguros, Nestlé, da CPFL Energia e da Peugeot - Carro Oficial do Tênis Brasileiro.