Termina as categorias 12 e 14 anos do Circuito Nacional Infanto-Juvenil
Termina as categorias 12 e 14 anos do Circuito Nacional Infanto-Juvenil 28 Mar 2017

Crédito: Rafael Coelho/CBT

 

Curitiba (PR) - 28 de março de 2017 - O Circuito Nacional Infanto-Juvenil encerrou nesta terça-feira a primeira etapa do ano nas categorias 12 e 14 anos masculino e feminino. Tenistas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul conquistaram os títulos no Clube Curitibano, em Curitiba.

 

Na categoria 12 anos masculino o campeão foi o cabeça de chave número três, o gaúcho Gustavo Tedesco. O tenista de Caxias do Sul teve trabalho e venceu de virada o paulista Zack Silva por 5/7, 7/6(1) e 7/6(2). Este foi o quinto título de Gustavo no ano, que já tinha vencido a seletiva do Circuito Nacional, a 3ª e 4ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro no Rio Grande do Sul e o Banana Bowl, além de ter sido quadrifinalista na Copa Gerdau.

 

“O jogo foi muito duro, o Zack conseguiu jogar muito bem, mas eu consegui jogar melhor nos pontos importantes e consegui sair com a vitória aqui. Este é o torneio mais importante no Brasil e estou muito feliz por ter ganho e sair com o título daqui”, afirmou o gaúcho Gustavo Tedesco.

 

Já na categoria 14 anos masculino o paulista Gabriel Generoso manteve a invencibilidade em torneios brasileiros na temporada. Sem perder sets na competição, o tenista de Araraquara venceu o mato-grossense Richard Gama por 6/3 e 6/3. Em 2017 Gabriel conquistou a 2ª e a 3ª etapa do Circuito Paulista e a Copa Paulista, todos disputados em janeiro.

 

Número um do Brasil na categoria 12 anos feminino, a catarinense Carolina Laydner venceu a brasiliense Maria Luisa Oliveira por 6/3 e 6/2. Nesta temporada, Carolina já havia conquistado a seletiva do Circuito Nacional, a Copa Paulista, a 4ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro e foi vice-campeã na Copa Gerdau, além de semifinalista do Banana Bowl.

 

“O torneio foi bom, foi bem difícil e acho que foi bem importante para eu manter a liderança no ranking brasileiro. Na final eu me esforcei bastante e consegui fazer tudo o que eu queria”, falou a campeã da categoria 12 anos feminino.

 

A paulista Camilla Bossi confirmou o favoritismo e superou a sua conterrânea Juliana Munhoz por 6/1 e 6/2 na decisão da chave de 14 anos feminino. Número 1 do Brasil nesta temporada, Camilla conquistou a seletiva do Circuito Nacional em São Paulo e a 2ª e 3ª etapa do Circuito Paulista.

 

“Achei que joguei muito bem, consegui manter um padrão de jogo em todos os jogos. A primeira rodada foi um pouco mais tensa, depois melhorei meu jogo, consegui atacar as bolas e agora na final consegui manter meu o foco e conquistei esse título, que será muito importante nesta temporada”, concluiu Camilla, que está invicta nos torneios brasileiros em 2017.

 

Confira os resultados finais:

12M - Gustavo Tedesco (RS) d. Zack Silva (SP) - 5/7, 7/6(1) e 7/6(2)

12F - Carolina Laydner (SC) d. Maria Luisa Oliveira (DF) - 6/3 e 6/2

14M - Gabriel Generoso (SP) d. Richard Gama (MT) - 6/3 e 6/3

14F - Camilla Bossi (SP) d. Juliana Munhoz (SP) - 6/1 e 6/2

 

Qualificatório de 16 e 18 anos

 

Nesta quarta-feira inicia o qualificatório das categorias 16 e 18 anos masculino e feminino no Clube Curitibano, a partir das 9h. O quali conta com 59 jogos, onde oito tenistas no masculino e feminino se classificam para a chave principal que inicia na quinta-feira.

O Circuito Juvenil é um grande incentivador da categoria de base. É  promovido em praticamente todas as regiões do Brasil para estimular a categoria de base e buscar novos talentos. O circuito foi muito importante para diversos atletas que hoje já fizeram ou estão fazendo a transição para o profissional.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.