Youzhny supera Bellucci após cinco horas de jogo no confronto da Copa Davis
Youzhny supera Bellucci após cinco horas de jogo no confronto da Copa Davis 17 Set 2011

Após uma verdadeira batalha em quadra, a Rússia arranca o segundo ponto no confronto da Copa Davis, fazendo 2/6, 6/3, 5/7, 6/4 e 14/12.  Agora a decisão pela vaga no Grupo Mundial será entre Ricardo Mello e Dmitry Tursunov, que está em quadra jogando, no lugar de Igor Andreev, selecionado inicialmente pelo capitão russo Shamil Tarpischev.

 

Youzhny começou o duelo sacando muito bem até Bellucci quebrar o saque do russo e fazer 3/2. Com a quebra, o tenista brasileiro mostrou confiança, indo pra cima e decidindo as jogadas. Com mais uma quebra de saque, no quinto game, Bellucci fechou 6/2 o primeiro set. No segundo, com a partida mais equilibrada, Mikhail Youzhny fez uma quebra e abriu 4/2 contra Bellucci para depois fechar em 6/3.

 

No terceiro set a partida já dava sinais de que seria disputada ponto a ponto pelos tenistas até o final. Com ambos confiantes e sacando muito bem, a única quebra foi já no final do set após Bellucci abrir 6/5 e fechar o set no serviço de Youzhny. No quarto set o russo quebrou o serviço de Bellucci logo no primeiro game e após voltar a sacar muito bem, não deu chances de o brasileiro devolver a quebra.

 

No quinto e último set, uma partida a parte no jogo, Mikhail Youzhny quebrou o saque de Thomaz Bellucci mais uma vez no primeiro game. Sacando para fechar o jogo, Bellucci devolveu a quebra e empatou a partida em 5/5. A partir daí o brasileiro esteve à frente seis vezes para fechar o confronto, mas após cerca de 5h de partida, os dois tenistas, muito desgastados, já não tinham condições de manter o mesmo nível que vinham apresentando em quadra, lutando apenas para manter a bola em jogo.

 

Após quebrar o saque de Bellucci e abrir 13/12, o russo voltou a desferir seus potentes saques e fechou o jogo em 2/6, 6/3, 5/7, 6/4 e 14/12. Na coletiva, Bellucci lamentou o resultado, apesar de ter apresentado um tênis de alto nível. “Após cinco horas, é complicado sair de quadra sem conseguir garantir a vitória para o Brasil", lamentou. Apesar da derrota o Brasil permanece vivo no confronto, precisando de uma vitória de Ricardo Mello que enfrenta neste momento Dmitry Tursunov.

 

A Equipe Brasileira da Copa Davis tem o patrocínio oficial dos Correios e co-patrocínio da Gillette. Apoio, Comitê Olímpico Brasileiro.