33º Bahia Juniors Cup acontece em Salvador
33º Bahia Juniors Cup acontece em Salvador 27 Set 2017

Crédito: Juarez Matias

 

Salvador (BA) – 27 de setembro de 2017 – O soteropolitano Gustavo Schwebel, do Clube Bahiano de Tênis, emplacou, nesta quarta-feira, sua segunda vitória na categoria 16 anos da 33ª edição do Bahia Juniors Cup, maior competição juvenil do Norte/Nordeste que tem 220 atletas de nove países. O torneio na categoria conta pontos para o ranking da América do Sul e o evento em Salvador (BA) encerra as celebrações do Centenário do clube.

 

Schwebel superou o sexto favorito, Lucas Batista, por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 7/5: "Comecei muito bem, muito firme, jogando um grande tênis, depis caí um pouco e ele subiu, fiquei um pouco tenso, nervoso, foram vários games onde tinha a chance e não conseguia quebrar, mas no fim consegui", destacou o jogador que enfrenta o principal favorito, Bryan Aguiar, que passou pelo também baiano Matheus Mascarenhas por 6/3 6/4: "Nunca joguei, mas o conheço, partida bem dura, vou em busca da vitória, mas não será fácil.

 

O dia terá na mesma categoria o duelo das baianas Julia Catalino e Thainá Carvalho. 

 

Na categoria mundial até 18 anos, que é a terceira mais valiosa do país, com pontuação Grau 3 para o ranking da Federação Internacional de Tênis, o brasileiro Rafael Marques passou pelo sétimo favorito, o argentino Santiago La Fuente, por 6/3 5/7 6/3 e se garantiu nas quartas de final para enfrentar o vencedor do duelo brasileiro entre o favorito João Lucas Reis e o Arthur Toledo. 

 

Outra surpresa foi a eliminação do brasileiro Pedro Cordeiro, cabeça de chave 6, que perdeu por 5/7 6/4 6/3 para Rodrigo Carvalho. Ele encara o vencedor do segundo favorito, o suíço baiano Aaron Schmid ou o brasileiro Matheus Queiroz. 

 

A quarta-feira segue com duelos das oitavas do masculino com destaques para o baiano Natan Rodrigues encarando o quinto favorito, o argentino Facundo Tumosa. A partida está deve começar em torno das 17h. Antes, Raí Araújo, alagoano que passou o quali, enfrenta o terceiro favorito, Diego Padilha. O principal favorito, João Lucas Reis, está em quadra encarando o brasileiro Arthur Toledo. 

 

As meninas jogam por vaga nas semifinais. Nathalia Gasparin, cabeça de chave 1, encara Thassane Abrahim. A segunda favorita, a peruana Romina Ccuno mede forças diante de Andressa Gomes.

 

Ano passado os dois campeões foram brasileiros, Thiago Wild e Thaísa Pedretti, e fizeram bons papeis nos Grand Slams em 2017. Wild fez quartas em Roland Garros, ganhou importante torneio na Itália, em Santa Croce, e fez semi de duplas do US Open se consolidando entre os 20 melhores juniores do planeta e Pedretti passou rodada em Wimbledon entrando no top 50 da categoria. Participante em 2015, Felipe Meligeni foi campeão de duplas do US Open ano passado e campeão Sul-Americano na Argentina, e hoje já soma seus primeiros pontos no profissional assim como Wild e Pedretti. 

 

"É um privilégio poder acompanhar de perto esse tradicional torneio. A organização está impecável, com uma estrutura excepcional. A Federação Bahiana está de parabéns pelo engajamento e profissionalismo. O Bahia Juniors Cup, mesmo diante de todas as dificuldades financeiras que o Brasil passa, segue oferecendo hospedagem e alimentação a todos os jogadores e técnicos. Isso mostra que as pessoas envolvidas não medem esforços para manter o melhor nível de entrega aos tenistas. Os maiores nomes do tênis brasileiro já disputaram este torneio, como Guga Kuerten por exemplo. Além do atual presidente da Federação Bahiana, Eduardo Gordilho, que foi destaque enquanto jogador", ressalta Rafael Westrupp, presidente da CBT, que está acompanhando o evento. 

 

O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis - Cosat.

 

Serviço:

Quando: 23 até 30 de Setembro
Onde: Clube Bahiano de Tênis
Endereço: R. Oito de Dezembro, 525 - Barra, Salvador - BA
Entrada Gratuita 
Horário de Início de Segunda até Quinta-Feira: 9h
Rodada Noturna a partir das 17h até quinta-feira, dia 28 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.